Os telespectadores da TV Globo foram pegos de surpresa ao se depararem com um comunicado do diretor Boninho anunciando a sua saída da vênus platinada após 60 anos. Em suas redes sociais na última sexta-feira (13), o veterano da dramaturgia declarou que o término de seu vínculo foi amigável e em comum acordo com a emissora dos Marinho, mas ao que parece, a história não é bem assim.
De acordo com informações divulgadas pela colunista Carla Bittencourt, a situação de Boninho na Globo se complicou após a promoção de Amauri Soares como o novo “todo-poderoso” da emissora carioca. O que acontece é que o marido de Ana Furtado, e o diretor geral do canal, na verdade nunca se “bicaram”, segundo a colunista.
Em 2022, Boninho não ficou nenhum pouco feliz em descobrir que não cuidaria mais das edições especiais do “Som Brasil”. Naquela época, o diretor já andava perdendo força dentro da emissora dos Marinho e acreditava que, estar à frente do projeto, ajudaria a afastar rumores de sua saída da TV Globo.
Isso porque, após o fim do “Mestre do Sabor”, e os últimos fracassos dos formatos que assinou como o “Pipoca da Ivete” e o “Casa Kalimann”, Boninho tinha a esperança de que estar à frente de um formato prestigiado como o “Som Brasil”, poderia resgatar a sua reputação com o canal, já que, seu nome já estava dividindo opiniões nos bastidores.
Em 2023, com a saída de Ricardo Waddington e ascensão de Amauri Soares ao posto mais alto da Globo, ficou ainda mais evidente a possível não renovação de contrato de Boninho com o canal. Ainda em 2022, os rumores de saída de Boninho da TV Globo foram amplamente divulgados por muitos colunistas que cobrem televisão.
Já naquela época, Boninho colecionava fracassos e seu único sucesso recente era o já solidificado “Big Brother Brasil”. Além disso, de acordo com informações de Carla Bittencourt, o diretor colecionava reclamações de funcionários da Globo no compliance da casa. A Globo reagiu as notícias divulgadas em veículos de imprensa naquele ano afirmando que o comunicador seguia com prestigio dentro do canal e que as chances de renovação do seu contrato que vencia naquele mesmo ano de 2022 eram grandes.
De fato, ao final daquele período, Boninho teve seu contrato com a Globo renovado para mais um ano e o “Estrela da Casa”, que estreou em agosto de 2023, seria o novo projeto que poderia dar a chance de Boninho trazer de volta o sua “moral” com a emissora. Acontece que o novo reality show musical não aconteceu da forma como o diretor esperava.
Com baixa audiência e pouca repercussão, a relação de Boninho com a alta cúpula da Globo, que já não andava bem, acabou desandando de vez e a emissora anunciou ao diretor que não renovaria o seu contrato para o próximo ano de 2025. Amauri ainda ofereceu um novo cargo para o diretor dentro da Globo, de forma mais artística, onde ele aparecia mais na frente das câmeras, mas o diretor recusou acreditando ter recebido um “prêmio de consolação” e um rebaixamento.