TEVE MUITO PERRENGUE

Acidente e efeitos visuais: Globo revela detalhes dos bastidores de ‘Pantanal’

No "Mais Você" desta sexta-feira (06), a coordenadora do instituto responsável pela onça Matí disse que quase se afogou durante as gravações

Bruno Pinto
Repórter do EM OFF

“Pantanal” se tornou a atração queridinha da Rede Globo. Além dos excelentes índices de audiência que a superprodução vem registrando, chegando a bater recordes, a novela tem sido um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Aproveitando todo o sucesso que o folhetim das nove está fazendo, a emissora dos Marinho resolveu revelar algumas curiosidades ocorridas durante as gravações.

Durante o programa “Mais Você”, transmitido na manhã desta sexta-feira (06), diretamente de Goiás, um repórter conheceu de perto uma das protagonistas de “Pantanal”: A onça Matí. Além disso, o jornalista descobriu detalhes que até então eram desconhecidos pelo público, como perrengues com o felino e efeitos que precisaram ser feitos para conseguir deixar as cenas o mais real possível.

Daniela Gianni, coordenadora de projetos do Instituto Nex, falou sobre o comportamento da onça: “A Matí é uma onça extremamente calma e sossegada. Ela precisou de cuidados humanos desde muito nova, daí ela acabou tendo esse comportamento atípico e se afeiçoou a presença humana. Ela é diferenciada, que não ficou brava como os demais quando completam seis meses”.

A moça contou que antes das gravações serem iniciadas, foi necessário todo um preparo com o animal, que por conta de protocolos de segurança, precisou de uma espécie de contenção: “Foi uma aventura. Foram oito meses de condicionamento para que a Matí pudesse executar as cenas que foram solicitadas. Nós tivemos que colocar um cabo de aço nela, que é um material seguro e passível de retiradao no processo de edição”.

Daniela revelou um perrengue que passou durante a gravação de uma cena que marcou o início do remake de “Pantanal”: “Tem uma cena em especial que foi muito engraçada, que já até passou, quando a Matí sobe em uma canoa. Nesse momento, eu estava debaixo da canoa, meio que afogada e tentando segurar a canoa para que ela não virasse e a gente pudesse finalizar a gravação daquela cena”.

Em um determinado momento da reportagem, foram exibidas imagens da onça esbanjando toda a sua beleza nos bastidores da novela. Em uma delas, Juliana Paes, que deu vida a personagem Maria Marruá, aparece fazendo carinho na onça. Em entrevista ao podcast “PodDelas, a atriz, que acabou sendo aclamada por sua interpretação, falou sobre o dia em que tocou no felino.

“Teve uma hora que ela estava quietinha e eu consegui tocar, com todos os criadores por perto, com um cuidado muito grande. No dia em que fomos gravar e eu tinha que olhar no olho da onça não tinha ninguém no set, porque o animal fica estressado. Era o diretor, o monitor e a gente ali com os cuidadores da Matí, maior silêncio e concentração”, disse Juliana Paes.