Após declarar que o Louro Jose, personagem interpretado por Tom Veiga (1973-2020) é insubstituível, Ana Maria Braga repetiu uma gafe frequente no “Mais Você”: confundir o Louro Mané com o antigo mascote. Na edição desta terça-feira (12), a apresentadora se atrapalhou e chamou o novo boneco pelo nome do pai, o que já teria sido expressamente proibido pela Globo.
A comunicadora interagia com o boneco após comentários sobre a prisão do médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra, preso por estuprar uma mulher durante uma cesárea em um hospital público do Rio, quando ao direcionar palavra para o papagaio, acabou o chamando pelo nome de Louro José. Rapidamente, a comunicadora tentou corrigir o erro: “Lourinho”, disse.
O fato ocorreu duas semanas após uma reunião urgente promovida pela alta cúpula da emissora para justamente acabar com a confusão de nomes dos mascotes. Isso porque, segundo o colunista Alessandro Lo-Bianco, colunista do “A Tarde é Sua”, da RedeTV!, os diretores da emissora deixou clara insatisfação com a repetição de erros promovidos pela apresentadora.
A Globo teria destacado estratégias para emplacar o Louro Mané com o público. Isso porque o resultado de uma pesquisa encomendada pelos executivos para saber a popularidade da personagem apontou uma rejeição do público, o contrário do que uma pesquisa prévia antes do seu lançamento indicou. Uma retirada do papagaio do “Mais Você” também foi cogitada, mas logo descartada pelos diretores. O papagaio também terá sua presença na internet intensificada para que o público acostume com a sua imagem.
Na semana passada, o Louro Mané passou a ganhar mais espaço no programa matinal. Além de mais interação com Ana Maria Braga, ele tem apresentado merchandising de algumas marcas e conversado com convidados da atração. Desde o último dia 4 de julho, o canal lançou a Super Manhãs. O programa matinal da emissora mudou de horário e passou a ser exibido na faixa das 10h35.