Após ter utilizado o termo “inveja branca”, considerado racista, no “Mais Você” desta quarta-feira (22), Ana Maria Braga reservou o último bloco do programa matinal para reconhecer o erro, nesta quinta-feira (23). A apresentadora disse que aprende constantemente com os erros e garantiu que “isso não vai mais se repetir”.
“Ontem fiz um comentário sobre inveja. Teve gente, principalmente da comunidade negra, que se sentiu ofendida. Eu li os argumentos na internet e vi que as pessoas têm razão”, iniciou a apresentadora da Globo, que em seguida explicou o seu erro, ressaltando a importância de reconhecê-lo ao vivo.
“Pessoas ao longo da vida e que têm um R.G. antigo, como eu, usam expressões que fizeram parte de um outro mundo, um outro momento. Peço desculpas, com isso eu aprendo, é uma oportunidade para que sumam rapidamente esses vícios de linguagem. Não se repetirá”, garantiu Ana Maria, que seguiu para o encerramento do “Mais Você”.
O público que acompanhava o programa global repercutiu nas redes sociais o pedido de desculpas da apresentadora. “Ana Maria Braga pedindo desculpas pela frase racista dita ontem. Muito válido e real seus argumentos”, falou Nando Araújo. “Ana Maria Braga é uma mulher grandiosa. Ela não tem medo de se desculpar e de aprender. Ela sabe reconhecer seus erros. Minha admiração eterna”, falou Alex.
Durante o “Mais Você” desta quarta-feira (22), Ana Maria Braga usou o termo “inveja branca” para se referir ao fato do repórter Fabrício Battaglini gravar uma matéria em uma plantação de girassóis. A expressão é considerada racista pois a cor branca é claramente usada para designar somente coisas boas.
Em agosto, Ana Maria Braga se referiu a cor de Thiago Oliveira, que é negro, como “bronzeada”. A comparação ocorreu durante uma interação entre a apresentadora e o jornalista em um bloco de esportes sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na ocasião, ela retornava de férias na Bahia, e lamentou não ter conquistado o “bronzeado” na pele.
“Apesar de ser inverno, lá chove. Não deu para pegar o seu bronzeado, uma cor linda. Queria voltar assim”, disse a apresentadora, deixando o ex-comentarista do telejornal “Hora Um” visivelmente constrangido. “Quem sabe nas próximas férias? Tá legal o bronzeado da Ana”, respondeu o comunicador.
À época, o EM OFF procurou a apresentadora para falar sobre ter comparado a identidade étnico-racial de Thiago Oliveira com o bronzeado. Por meio de uma representante, Ana Maria disse que “não iria se posicionar” sobre o assunto. Ao contrário do que fez hoje, ela também não se desculpou em outra edição do “Mais Você”.