Conhecida por papéis icônicos na comédia brasileira, Andréa Beltrão não hesitou ao ser questionada sobre o caso de Leo Lins durante sua participação no Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (23/6). O humorista foi condenado a oito anos e três meses de prisão por falas preconceituosas contra minorias.
“Eu nem sei quem é Leo Lins”, respondeu a atriz, arrancando risos dos entrevistadores. Em seguida, no entanto, fez críticas sérias ao tipo de humor que o comediante representa. “É muito delicado você fazer graça humilhando alguém. Eu não tenho prazer nisso”, afirmou, classificando o estilo como “muito apelativo”.
Apesar das críticas, Andréa ponderou sobre os desafios enfrentados pelos comediantes atualmente: “Humor tem que ser livre, é terra de ninguém. O politicamente correto no território do humor pode ser um certo engessamento, mas acho que há maneiras de driblar isso um pouco”, disse.
A atriz, que marcou gerações em séries como Tapas & Beijos, ainda defendeu uma abordagem mais empática dentro da comédia: “Talvez a gente tenha aprendido com o tempo a fazer humor com mais afeto, mais empatia”, completou.
A condenação de Leo Lins
A fala de Andréa veio à tona poucos dias após o Ministério Público Federal (MPF) obter a condenação do comediante. A 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo determinou pena de oito anos e três meses de prisão em regime fechado, por discursos considerados discriminatórios contra grupos vulneráveis. As declarações ocorreram em um show de stand-up, em 2022, e foram registradas em vídeo divulgado no YouTube.