A apresentadora Ana Paula Minerato está no centro de uma polêmica após áudios de teor racista vazarem nas redes sociais. O caso ganhou destaque na noite de domingo (24), resultando no desligamento de Ana Paula da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians e escola de samba, onde ela exercia o cargo de musa. No mesmo dia, a Band também decidiu demitir a apresentadora, que comandava um programa diário na rádio “Band FM”.
Nos áudios, atribuídos a Ana Paula Minerato, há referências pejorativas a uma mulher negra, incluindo o uso do termo “neguinha” e comentários sobre sua aparência física. Uma das falas afirma: “A empregada do cabelo duro. Você gosta de mina do cabelo duro, de neguinha?”. Em outro momento, ela descreve a jovem como “feia” e critica a faixa que ela usava, reforçando o tom discriminatório. A jovem foi identificada como Ananda, cantora do Grupo Melanina Carioca.
Em resposta à repercussão, a Gaviões da Fiel anunciou, na manhã de segunda-feira (25), o desligamento de Ana Paula de todas as atividades ligadas à torcida. A decisão foi tomada após a divulgação dos áudios, que foram considerados incompatíveis com os princípios da organização, especialmente com o seu compromisso contra o racismo e a discriminação. A Gaviões reafirmou sua postura firme em prol do respeito, inclusão e igualdade.
A Band também se manifestou, afirmando em nota que repudia qualquer forma de racismo ou discriminação. A emissora destacou que as declarações de Ana Paula Minerato, apesar de pessoais, não condizem com os valores da empresa. A CNN entrou em contato com assessores e empresários da apresentadora, mas ainda aguarda um posicionamento oficial sobre o caso.