Jair Messias Bolsonaro, política e atual presidente do Brasil, não conseguiu escapar da Retrospectiva 2021 da Globo. O especial apresentado pelas jornalistas Sandra Annenberg e Glória Maria, não poupou a autoridade. O bloco dedicado ao presidente Bolsonaro mostrou o político discutindo com passageiros em um avião, fazendo passeio de moto com apoiadores, segurando uma criança no colo sem máscara, sobrevoando a esplanada de helicóptero e montado em um cavalo.
Na reportagem também enfatizaram a câmara que recebeu o pedido de impeachment de Jair, assinado por parlamentares e diversas associações. “Na arena das palavras, duelo entre o fato e o discurso. 2021 foi o ano em que a política dominou as conversas, mas o diálogo deu lugar a guerra de narrativas. 2021 começou em compasso de espera, sem que o governo desse as vacinas que o Brasil queria. Foi preciso muita pressão da sociedade! No congresso acordos em busca de apoio. Um ano marcado por reviravoltas e retornos, mudança no jogo e na postura e na saúde uma nova guinada”, disseram Glória Maria e Sandra Annenberg.
“Movimentação também no alto comando da política, casamentos desfeitos e alianças forjadas. Falta de oxigênio, kit Covid-19, vacina atrasada, doses diárias do horror da pandemia ao vivo no senado. Time escalado, ministros cobrados e clima tenso. General enquadrado, tropa de choque mobilizada, mais depoimentos e novos escândalos”, continuaram as jornalistas alfinetando Jair Messias Bolsonaro e seu governo.
“Segredos e denúncias. Outra vacina, mais personagens, cabo, reverendo, coronel, diretor de logística e o desfecho. Gritaria no plenário e barulho no ar. Irresponsabilidade é crime? Já são mais de 100 pedidos na gaveta. Troca de peças também no centrão do governo. Com a base reforçada no congresso a artilharia se voltou mais uma vez para o outro lado da Praça dos Três Poderes. Mas quem diz o que quer…”.
“O clima esquentou, cortina de fumaça na rampa do palácio. No fim, vitória da urna, na urna. Mas a corda foi ficando cada vez mais esticada, estica de um lado, estica do outro. Cabo de guerra no limite! Até estourar justo no 7 de setembro. Para apagar o incêndio, um socorro inusitado e 48hs depois de atacar o supremo e a democracia no palanque, o presidente [Bolsonaro] baixou o tom e voltou atrás em uma carta”, mostrando cenas de Jair e seus aliados. Os filhos da autoridade também apareceram nas imagens, em diversos momentos.
Filho famoso
Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), deputado federal, ficou bem feliz e comemorou em seu Instagram a aparição em um livro de fotos lançado pelo ex-presidente americano Donald Trump. O filho de Jair se mostrou orgulhoso e agradeceu com uma postagem: “Vejo muitas semelhantes entre ambos os governos [de Trump e do pai], como a redução de impostos, trabalho pelo direito da população exercer sua legítima defesa através de armas, o respeito à liberdade religiosa, gratidão pelo trabalho de militares e policiais e muitos mais. Além disso, posso dizer que Trump e meu pai têm também muito em comum em suas personalidades”.
“São pessoas corajosas, que não se ajoelham para a patrulha do politicamente correto, são líderes natos, ideais para o combate atual em prol das liberdades”, escreveu Eduardo Bolsonaro, por meio do seu Instagram oficial. O político começou a homenagem falando de como foi citado por Trump: “Satisfação ser citado no novo livro do Presidente Trump, Nossa jornada juntos, ao lado de meu pai e ser mencionado como Wonderful Son Eduardo.