O cinema brasileiro já dá largada à corrida pelo Oscar 2026. A Academia Brasileira de Cinema anunciou a lista oficial com os 16 longas-metragens inscritos para concorrer à indicação na categoria de Melhor Filme Internacional, uma das mais prestigiadas da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
O anúncio vem na esteira do feito histórico conquistado em 2025, quando “Ainda Estou Aqui” se tornou o primeiro filme brasileiro a levar a estatueta na categoria. Agora, a expectativa se volta para descobrir qual produção representará o país na cerimônia do próximo ano, marcada para 15 de março.
Entre os títulos que concorrem estão obras de diferentes gêneros, diretores consagrados e novos talentos. A lista inclui “O Agente Secreto”, “Homem com H”, “Vitória”, “A Melhor Mãe do Mundo”, “Manas”, “Kasa Branca”, “Milton Bituca Nascimento”, “O Filho de Mil Homens”, “O Último Azul”, “Oeste Outra Vez”, “Um Lobo Entre os Cisnes”, “Retrato de um Certo Oriente”, “Os Enforcados”, “Malu”, “Baby” e “A Praia do Fim do Mundo”.
O processo de seleção será dividido em duas etapas. No dia 8 de setembro, seis produções serão escolhidas da pré-lista. Já em 15 de setembro, a comissão definirá o longa que seguirá como representante oficial do Brasil, iniciando a trajetória rumo à maior premiação do cinema mundial.