O clima é de puro caos nos bastidores da RedeTV!. Lançado há poucos dias com pompa e promessa de renovar o jornalismo popular da emissora, o programa Brasil do Povo, apresentado por José Luiz Datena, já mergulhou em uma crise grave — com pedidos de demissão, denúncias internas e até ameaça de motim.
Segundo informações do portal TV Pop, o estopim aconteceu na segunda-feira (23/6), quando Datena demonstrou, ao vivo, total insatisfação com a condução do programa. “Linha editorial quem dá é a TV e o chefe. Prefiro pegar o meu boné e caminhar do que discutir. Faço isso com uma facilidade enorme”, disparou o apresentador, em tom de desabafo.
A fala repercutiu mal nos bastidores e, apenas três dias depois, o diretor do jornalístico pediu demissão, abandonando o comando da atração na quinta-feira (26/6).
Equipe dividida e denúncias internas
A saída do diretor acirrou ainda mais os ânimos. Parte da equipe se uniu em apoio ao antigo comandante da produção e teria formalizado queixas ao setor de compliance da emissora, exigindo uma posição da direção. A ameaça é clara: ou Datena deixa o programa, ou haverá debandada em massa.
Enquanto isso, o desempenho da atração patina. A audiência não decola e o engajamento nas redes sociais é considerado pífio. O perfil oficial do programa soma apenas 5 mil seguidores, número muito abaixo de projetos anteriores como o extinto Tá na Hora.
Falhas técnicas e boicote velado
A situação nos bastidores se agrava com constantes falhas técnicas ao vivo: cortes bruscos, problemas de áudio com repórteres e até apagões no estúdio já viraram rotina. Entre funcionários, circula a suspeita de que parte da equipe estaria boicotando o programa deliberadamente, em forma de protesto silencioso contra a atual gestão editorial.
Procurada, a RedeTV! ainda não se pronunciou oficialmente sobre a crise, nem sobre quem assumirá a vaga de editor-chefe. Nos corredores, o clima é de tensão e incerteza.