Ao vivo

Comentarista da GloboNews choca Leilane Neubarth ao defender fala racista de Delfim Netto

A jornalista não conseguiu conter a expressão de espanto após a fala de Joel Pinheiro

Lara Santana
Repórter do EM OFF

Morreu nesta segunda-feira (12), o ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto, conhecido por ter operado um verdadeiro milagre na economia brasileira durante alguns anos da ditadura militar. O programa jornalístico “Conexão GloboNews” lembrava a carreira do economista e debatia sobre algumas declarações polêmicas dele ao vivo, como por exemplo a comparação de empregadas domésticas com animais. Na ocasião, a comentarista Leilane Neubarth foi surpreendida pelo colega de trabalho Joel Pinheiro, que afirmou que, na verdade, o falecido estaria homenageando as funcionárias.

Quem falava sobre as falas polêmicas de Antonio Delfim Netto era a jornalista Daniela Lima, âncora da atração. “É um retrato de certa parte da nossa elite muito claro, não é!? 100 mil livros na biblioteca não o impediram de chamar empregadas domésticas de animais”, observou a contratada da GloboNews. Em seguida, ela fez questão de repetir as exatas palavras do ex-ministro da Fazenda. “Uma frase essa que a gente repetiu aqui agora: ‘Quem teve esse animal teve, quem não teve não terá mais porque está acabando'”, lembrou a profissional de imprensa.

No entanto, o comentarista Joel Pinheiro pareceu discordar que tal declaração tinha um fundo preconceituoso e resolveu expor sua opinião ao vivo. “Você viu que ali ele estava elogiando também o fim do emprego doméstico. Ele estava vendo com bons olhos a ascensão [social], mas usou uma expressão, com certeza, da marca de seu privilégio”, disse ele. No telão que estava atrás do contratado da GloboNews, a jornalista Leilane Neubarth não conseguiu conter sua expressão de espanto ao ouvir a declaração do colega.

Depois que Joel Pinheiro expôs sua interpretação, Daniela Lima tentou contornar aquela situação falando sobre o pensamento das classes mais favorecidas, enquanto Leilane Neubarth permaneceu em vídeo com uma expressão assustada no rosto. “Para você ver como certa elite acha que está prestando uma homenagem e externa ali essa visão preconceituosa”, explicou a âncora do “Conexão GloboNews”.