AO VIVO

Daniela Lima desmente Jojo Todynho após funkeira ‘surtar’ por conta de tragédia

A jornalista destacou alguns argumentos usados pela extrema direita e desmentiu cada um deles

Bruno Pinto
Repórter do EM OFF

Nesta quinta-feira (09), Jojo Todynho causou ao criticar o Presidente Lula e outros governantes ao falar sobre a tragédia no Rio Grande do Sul. Aos berros, a carioca chegou a afirmar que é o “povo brasileiro” quem está agindo de verdade. Horas depois, a jornalista Daniela Lima, sem citar o nome da famosa, enfatizou que o argumento é uma das estratégias adotadas pela extrema direita e desmentiu cada uma delas.

“Segundo os especialistas, são três eixos principais. O primeiro é dizer que o Estado nada faz. Então, se você ver isso, desconfie. Eles usam vídeos falsos e descontextualizados para dizer que quem está salvando o Rio Grande do Sul são os voluntários. Além disso, dizem que o Estado é lento, que não chega, que é preguiçoso e que não está fazendo nada”, iniciou a apresentadora da GloboNews durante o “Edição das 18h”.

Em seguida, Daniela Lima destacou um outro discurso que tem sido feito a todo instante, inclusive em rede nacional. “A outra ideia centralizada no disparo de fake news é a de que o Estado atrapalha. São vários vídeos dizendo que não estão deixando chegar mantimentos, que estão barrando e não deixando pilotar lancha. Mas agora tem imagens de uma senhora pedindo ajuda e um militar aparece dando os ombros. É fake! Isso não é de agora e está fora de contexto”, continuou a comunicadora.

PINGOS NOS IS

Daniela Lima destacou uma outra forma que encontraram para deixar a população desesperada: “O terceiro eixo é o pânico econômico. Estão surgindo áudios e vídeos desancorados da realidade pregando uma corrida enlouquecida aos mercados porque a comida vai acabar”, continuou a jornalista, que entrou em contato com o Ministro da Agricultura e garantiu que o Brasil não corre risco de desabastecimento.

Por fim, a contratada da Globo, mais uma vez sem citar nomes, abriu o jogo sobre os responsáveis pelo desserviço: “Mas quem são esses disseminadores? É gente que tem muito seguidor e já tem uma base feita. Alguns são réus no inquérito das fake news, nos atos antidemocráticos, que tiveram que prestar depoimento por pregação golpista e mentirosa na pandemia… É gente que, lá de trás, veio te dando remédio de verme para curar vírus”.

Sair da versão mobile