O debate promovido pela TV Norte Amazonas, filiada do SBT no Estado, entre os candidatos a prefeito de Manaus que disputam o 2º turno na capital, David Almeida (Avante) e Alberto Neto (PL), foi recorde de audiência na faixa horária em um programa local, além de alcançar mais de de 40 mil visualizações ao vivo no canal com pico de 10 mil usuários simultâneos no YouTube oficial da TV Norte Amazonas.
Entre as inovações promovidas pelo debate da TV Norte Amazonas estava a maior interatividade, com grande engajamento digital, além da participação direta do público, que enviou perguntas que foram feitas diretamente aos candidatos. Além disso, houve ainda o embate entre os candidatos a vice, Renato Júnior, vice de David Almeida, e professora Maira do Carmo, vice de Alberto Neto, o que deu maior dinamicidade ao debate.
A inovação no formato do debate para surpreender e atiçar o interesse da população manauara era um dos objetivos da TV Norte Amazonas e os números do engajamento digital, mensurados pelo Google Trends, mostram que esse objetivo foi até mesmo superado. “A gente tinha por proposta fazer um debate diferente, um debate que a gente considerasse criativo, um debate dinâmico que prendesse a atenção das pessoas, que passasse muito rápido e que fosse surpreendente a cada rodada”, observou a diretora de jornalismo e conteúdo da TV Norte Amazonas, Ercilene Oliveira.
Já o diretor-executivo da TV Norte Amazonas, Marcio Chagas, comemorou o fato de o debate do 2º turno além de informar, contribuir para promover “uma reflexão importante para o futuro da nossa cidade”. O diretor acrescenta ainda que o formato inovador atraiu ainda mais a atenção do público, por se sentir mais próximo do debate por conta da interatividade. “O formato dinâmico e a forte presença nas plataformas digitais mostram que estamos atentos às novas formas de consumo de mídia, proporcionando uma cobertura eleitoral completa e acessível a todos os públicos”.
Outro destaque do debate foram os números da audiência. Na TV aberta, o debate alcançou pico de 10.4 pontos, medido pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e foi primeiro lugar consolidado com o público de 18 a 24 anos, de 35 a 49 anos e alcance muito expressivo da classe C, representando mais de 52% da audiência. O mesmo sucesso foi repetido na internet. Primando pela interatividade, o ápice de audiência simultânea no YouTube foi de 9.594 pessoas, alcançando 38,7 mil expectadores únicos ao final da transmissão.
“Batemos nosso recorde de audiência, tanto na TV quanto nas demais plataformas, o que reforça a confiança que o público tem em nossa emissora. Continuaremos a investir em jornalismo de credibilidade e em formatos que envolvam a população nas discussões que importam”, afirmou Márcio Chagas.