As emissoras de TV aberta estão no olho na possibilidade de público que os grandes eventos esportivos podem trazer. A Globo, por exemplo, passou uma rasteira no SBT e conseguiu de volta a Libertadores. A competição pertencia ao SBT, que não conseguiu vencer a disputa pelos direitos de transmissão. Agora, a emissora acaba de sofrer uma nova derrota no segmento.
De acordo com o colunista Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV, a Band renovou a Fórmula 1 pelos próximos três anos. A competição vai ser exibida com exclusividade na TV aberta e no BandSports. O executivo Jayme Brito, que atua na produção das transmissões do evento na emissora dos Saad, teria liderado as negociações e desbancado a concorrente.
Conforme foi noticiado em vários veículos de comunicação, o SBT havia demonstrado interesse em transmitir a Fórmula 1. A decisão teria sido tomada após perder os direitos da Libertadores para a Globo e ficado apenas com a Copa Conmebol Sul-Americana das temporadas 2023 e 2026, algo tido nos bastidores como uma espécie de prêmio de consolação.
Em comunicado, o SBT reforçou a parceria com a Conmebol e adotou um tom “diferenciado” ao perder a competição esportiva. Apesar do desfalque, a emissora quer investir em novos produtos ligados ao esporte e tem contratado fortes nomes do mercado para suas transmissões. Fred Ring, ex-apresentador do SporTV, canal por assinatura do Grupo Globo, é o mais novo contratado.
“[Reforçamos] a nossa crença na relação que temos construído com a Conmebol e seus executivos que realizam um trabalho sério e profissional à frente desta tão importante entidade. Seguiremos com nossa atitude sempre transparente e ética nessa relação, e com a mesma disposição de continuar trabalhando para a valorização do futebol, que é a grande paixão nacional. Agradecemos também a agência FCDiez que vem gerenciando a execução dos direitos de forma igualmente profissional.”
Fórmula 1 na Band
A emissora do Morumbi começou a exibir o evento em 2021, depois de a Globo não renová-lo após 40 anos. O produto se tornou uma das principais audiências, na faixa dos 4 pontos na Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário no Brasil. O fator comercial também despertou ainda mais a vontade de ter os direitos das próximas temporadas.
A ideia da emissora é manter o trabalho de excelência do último ano, com transmissão dos treinos na TV paga e grandes decisões na aberta. A Band ainda não se pronunciou sobre a novidade.