Jogos online

Entrada da Globo no mercado de cassinos on-line causa mal-estar nos bastidores

Parceria da Globo com uma empresa de apostas online para ingresso no mercado das bets tem causado desconforto interno na emissora

Juarez Oliveira
Repórter do EM OFF

Nos últimos meses circularam por toda a imprensa reportagens que alertavam sobre o vício de milhões de brasileiros nas bets, as apostas on-line. A coluna Painel S.A., da Folha de São Paulo, publicou o resultado de uma pesquisa do Instituto Locomotiva, realizada entre os dias 3 e 7 de agosto, com mais de dois mil entrevistados em 142 cidades do Brasil, que mostra que a maioria dos apostadores brasileiros nas plataformas de bets são de baixa renda, estão endividados e possuem dois ou mais cartões de crédito, principal forma de pagamento das apostas online.

Esse mercado, de acordo com levantamento do banco Itaú, movimentou R$ 112,5 bilhões entre julho de 2023 e junho de 2024 no Brasil, o que gerou receita de R$ 23,9 bilhões para a bets. De acordo com a MGM Resorts, uma das maiores operadoras de cassinos do mundo, o Brasil tem 20 milhões de apostadores ativos no país. Por conta disso, a empresa está de olho no mercado brasileiros e anunciou uma parceria com a Rede Globo para atuar no país.

No entanto, nos bastidores da TV Globo, de acordo com a coluna Notícia da TV, esse anúncio tem gerado mal-estar. Jornalistas da emissora estariam se sentindo constrangidos com a possibilidade de concretização do negócio e temem propor reportagens que abordem o problema social que o vício em bets tem causado no país, como já foi abordado inúmeras vezes no Fantástico.

A entrada da Globo, em parceria com a MGM Resorts, na exploração do negócio de cassino on-line preocupa colaboradores da emissora, que têm receio em ser associados ao negócio de bets. Outra preocupação é a de que os programas da emissora sejam “invadidos” por ações de divulgação de jogos on-line e que a área comercial seja afetada pelo incomodo que o mercado de bets vem causando em setores da economia brasileira, como o varejo, por exemplo.

Além da Globo, que já anunciou a parceria com a MGM, SBT e Band também vêm a entrada no negócio das bets como promissor, mas ainda não há informação sobre parcerias nesse sentido, além disso, o mercado das bets aguarda a regulamentação de uma lei assinada em 2023. Os detalhes da parceria entre a Globo e a MGM ainda não estão claros, mas a empresa de apostas confirmou que está formando com a emissora brasileira “um novo empreendimento”, e que aguarda, por parte do governo, uma licença de apostas esportivas e iGaming no Brasil e que esse negócio deve ser lançado no início de 2025.