Nos últimos meses circularam por toda a imprensa reportagens que alertavam sobre o vício de milhões de brasileiros nas bets, as apostas on-line. A coluna Painel S.A., da Folha de São Paulo, publicou o resultado de uma pesquisa do Instituto Locomotiva, realizada entre os dias 3 e 7 de agosto, com mais de dois mil entrevistados em 142 cidades do Brasil, que mostra que a maioria dos apostadores brasileiros nas plataformas de bets são de baixa renda, estão endividados e possuem dois ou mais cartões de crédito, principal forma de pagamento das apostas online.
Esse mercado, de acordo com levantamento do banco Itaú, movimentou R$ 112,5 bilhões entre julho de 2023 e junho de 2024 no Brasil, o que gerou receita de R$ 23,9 bilhões para a bets. De acordo com a MGM Resorts, uma das maiores operadoras de cassinos do mundo, o Brasil tem 20 milhões de apostadores ativos no país. Por conta disso, a empresa está de olho no mercado brasileiros e anunciou uma parceria com a Rede Globo para atuar no país.
No entanto, nos bastidores da TV Globo, de acordo com a coluna Notícia da TV, esse anúncio tem gerado mal-estar. Jornalistas da emissora estariam se sentindo constrangidos com a possibilidade de concretização do negócio e temem propor reportagens que abordem o problema social que o vício em bets tem causado no país, como já foi abordado inúmeras vezes no Fantástico.
A entrada da Globo, em parceria com a MGM Resorts, na exploração do negócio de cassino on-line preocupa colaboradores da emissora, que têm receio em ser associados ao negócio de bets. Outra preocupação é a de que os programas da emissora sejam “invadidos” por ações de divulgação de jogos on-line e que a área comercial seja afetada pelo incomodo que o mercado de bets vem causando em setores da economia brasileira, como o varejo, por exemplo.
Além da Globo, que já anunciou a parceria com a MGM, SBT e Band também vêm a entrada no negócio das bets como promissor, mas ainda não há informação sobre parcerias nesse sentido, além disso, o mercado das bets aguarda a regulamentação de uma lei assinada em 2023. Os detalhes da parceria entre a Globo e a MGM ainda não estão claros, mas a empresa de apostas confirmou que está formando com a emissora brasileira “um novo empreendimento”, e que aguarda, por parte do governo, uma licença de apostas esportivas e iGaming no Brasil e que esse negócio deve ser lançado no início de 2025.