Os veteranos fãs de televisão tem motivos de sobra para comemorar! Isso porque, um extinto canal de TV pode voltar para o ar após décadas. Quem revelou detalhes dessa novidade foi o colunista Sandro Nascimento, do site “NaTelinha” nessa quarta-feira (11). De acordo com apuração exclusiva do comunicador, um grupo de empresários tem trabalhado de forma secreta no retorno da TV Tupi.
Extinta desde 1980, a emissora que faz parte da história da televisão brasileira, pode voltar a ser exibida após 44 anos. Ainda segundo apuração do veículo de comunicação, um estúdio de São Paulo foi contratado para gerar toda a programação 24 horas. Além disso, um teatro recém-reformado também foi reservado com objetivo de ser a “casa” de programas de auditório com transmissões ao vivo que poderão ser exibidas por emissoras independentes.
A princípio, a programação da TV Tupi seria exibida na plataforma de vídeos, Youtube. Em seguida, o sinal seria disponibilizado para retransmissoras de TV independentes do país. De acordo com o jornalista, a negociação com os detentores da marca TV Tupi começou a pouco tempo e já tem emissora independente manifestando a sua insatisfação com a programação atual de canais de TV aberta.
O ‘NaTelinha’ entrou em contato com o coordenador desse grupo de empresários que preparam o retorno da TV Tupi. O homem que preferiu deixar a sua identidade em anonimato, contou alguns detalhes do projeto. Segundo ele, a ideia do retorno do canal de TV após 44 anos surgiu depois de algumas análises de números do ibope.
Para o empresário, existe uma grande parte de telespectadores que não se identificam com a atual programação da Globo, SBT e Record e isso pode ser aproveitado com o retorno da TV Tupi: “Se você somar a Record, o SBT, a Band e a RedeTV!, ainda assim não se aproxima da Globo, e essa distância aumenta a cada dia. Isso demonstra que a TV aberta atual está no caminho errado, pois não oferece ao público o que ele deseja assistir”, refletiu o empresário.
TV Tupi será voltada para o público mais velho
Ainda de acordo com o mesmo coordenador responsável pela volta da TV Tupi, a ideia seria atender os gostos das donas de casa acima de 50 anos. O nome da Tupi seria usado, inclusive, para resgatar a memória afetiva desse público que assiste televisão. O empresário destaca que é essa a faixa etária que domina atualmente a TV aberta e não pensa em fazer qualquer projeto voltado ao público jovem:
“Essa faixa não tem interesse em TV e, se quiser assistir à nossa programação, deve ter mentalidade de adulto”, disse. De acordo com apuração do “NaTelinha”, a expectativa é de que o canal estreie em março de 2025. Para quem não sabe, a TV Tupi foi a responsável por marcar a chegada da TV no nosso país em 1950. Em 1980, o canal teve sua concessão cassada governo militar após sérios problemas financeiros.