Há um mês atrás, os executivos da Band comemoravam a estreia de um dos maiores apresentadores da televisão em atividade no país. Sob grande grande expectativa, não só da emissora paulista, mas também de milhares de telespectadores que acompanham Fausto Silva há décadas, o veterano até que chegou a incomodar a concorrência, mas acabou perdendo muita força e fechou seus primeiros dias no ar bem distante do SBT.
Se a alta cúpula da emissora de Johnny Saad estava pensando que Faustão conseguiria derrotar algumas concorrentes facilmente, ela estava muito enganada. Após um mês de sua estreia, a direção da Band recebeu o primeiro levantamento e os resultados, embora apontem um crescimento significativo no Ibope com a chegada de Fausto Silva, ainda sim não foi suficiente para ganhar uma posição na disputada briga pela audiência.
Na grande estreia , ocorrida no dia 17 de janeiro, o “Faustão na Band” surpreendeu ao conquistar a vice-liderança com 8,3 pontos de média e altos 9,9 de pico na Grande São Paulo. Entretanto, a alegria da emissora de Johnny Saad não durou muito tempo. Isso porque sua nova atração diária foi perdendo público dia após dia e hoje já se contenta com praticamente metade da audiência conquistada em seus primeiros programas.
Segundo dados divulgados pelo portal Notícias da TV, a nova atração de Fausto Silva, exibida das 20h30 às 22h30, fechou com 4,8 pontos de média na capital paulista em seu primeiro mês no ar. Embora o resultado represente um aumento importante nos números da Band, o objetivo de acirrar a disputa com a emissora de Silvio Santos continua sendo um sonho distante.
Ainda de acordo com o site, entre os dias 17 de janeiro e 11 de fevereiro, o SBT permaneceu na terceira colocação isolada com 7,5 pontos de média, ou seja, com quase 3 pontos de vantagem sobre a emissora de Johnny Saad. A Record TV assegurou a vice-liderança da disputada briga pela audiência ao cravar 9,0 pontos. Por fim, a Globo, que registrou 21,7 pontos de média na disputa com seu antigo apresentador e fechou na liderança.
MUDANÇAS E PROMOÇÃO
Em decorrência da queda em seus números, algo que vem ocorrendo constantemente, Faustão não pensou duas vezes antes de tomar uma atitude com o objetivo de tentar reverter essa situação. Sendo assim, o veterano decidiu fazer “algo novo” para conseguir recuperar os índices de audiência e definiu a gravação de uma edição especial da atração com a participação especial das duplas sertanejas Henrique & Juliano e Maiara & Maraisa.
A redução no Ibope acabou acarretando em outro problema para a Band: A venda de cotas de publicidade. Com certa dificuldade para vender as que estão disponíveis, a emissora paulista decidiu fazer uma verdadeira liquidação para conseguir convencer as marcas. Embora diversos patrocínios milionários tenham sido fechados, teve pacotes que eram inicialmente comercializados por R$ 96.625.023,36 sendo vendidos por 15.660.687,50.