Polêmica!

Globo começa operação para tirar Maju Coutinho do ‘Fantástico’

A emissora está se movimentando para deixar a jornalista afastada da atração

Karen Bandeira
Repórter do EM OFF

Não é novidade que a jornalista Maju Coutinho tem vivido uma novela com a Globo há alguns meses. A permanência da âncora no “Fantástico” chegou a ser uma grande dúvida para todos. Mas há algumas semanas, a emissora carioca bateu o martelo e decidiu manter a comunicadora no comando da revista eletrônica dominical. Acontece que o canal não pareceu muito satisfeito e decidiu fazer alguns testes com a atração, envolvendo a atual apresentadora.

Durante a tarde dessa quarta-feira (10), o colunista Alessandro Lo-Bianco trouxe novos desdobramentos desse imbróglio envolvendo a Maju e a Globo e revelou que a emissora começou uma “missão” para deixar a apresentadora afastada do “Fantástico”. A comunicadora foi enviada para a África para fazer algumas reportagens jornalísticas. Maju irá passar, mais especificamente, pelo Quênia e por Gana para cumprir com essa demanda da emissora.

De acordo com a emissora, é um compromisso jornalístico, que mostra a capacidade da Maju de explorar novos horizontes em reportagens internacionais. Mas, nos bastidores, não é exatamente essa a ideia. Vale pontuar que Coutinho só retorna ao programa dominical no dia 21 de julho. Até lá, o que está sendo feito são pesquisas para testar se “a crise” da atração está na apresentação do programa ou não. Apesar de ser os indícios serem pequenos, a fonte do colunista afirmou que eles precisam de dados para tomarem decisões dentro do canal.

É importante também ressaltar que todo o material coletado por Maju nessa viagem ao continente africano não está sendo já trabalhado para que seja produzido logo um projeto. Não há nenhuma previsão de quando irá ao ar essas reportagens da jornalista. O que serve como mais uma evidência de que o intuito parece ser mesmo deixá-la afastada da atração para as tais pesquisas.

Sonia Abrão chegou a explicar que foi dito que, na verdade, o material que a jornalista está colhendo é para um documentário e, por isso, não estão trabalhando logo em cima disso para ser logo exibido. “O problema não são os apresentadores. E ainda mais vão focar na Maju?”, declarou a âncora do “A Tarde É Sua”. A fonte do Lo-Bianco ainda assumiu que a emissora sequer conseguiria disfarçar, dizendo que era um projeto já previsto pelo canal, porque se eles precisam fazer algum especial que vá tirar um apresentador titular do estúdio durante três finais de semana, eles costumam mandar um repórter.

O fato é que a Globo está afastando a Maju por praticamente um mês de suas funções, para coletar dados que vão contra a informação de que há rejeição em cima do nome da profissional. A ideia é mostrar que, saindo a Maju e o programa não alavancando, a jornalista nada tem a ver com a “crise” da atração. Na última edição, inclusive, sem Coutinho e Poliana no comando, a atração perdeu dois pontos de média de audiência.