O jornalista Alessandro Lo-Bianco revelou durante o programa “A Tarde é Sua” dessa sexta-feira (13), detalhes de uma grande dança das cadeiras que pode atingir o jornalismo da Globo já a partir do ano que vem. A celebração de 60 anos da emissora dos Marinho, que acontece em 2025, será o primeiro passo para as mudanças nos programas jornalísticos.
Segundo o que foi apurado pelo jornalista especializado em televisão, a Globo pretende trocar de lugar âncoras que estamos acostumados a ver diariamente na programação do “plim-plim”. O “Jornal Nacional”, “Hora 1” e “Jornal da Globo” serão afetados pela mudança. A principal intenção do canal é popularizar ainda mais os seus telejornais. Isso porque, o canal entendeu que acabou perdendo espaço para os jornalísticos de emissoras concorrentes que apresentam essa linguagem popularesca.
Uma das principais mudanças acontecerá justamente no principal programa jornalístico da casa, o “Jornal Nacional”. César Tralli, que já vem se destacando no comando interino do jornalístico, é o mais cotado para substituir a cadeira de William Bonner. A ideia é que o veterano da comunicação deixe o posto de âncora aos poucos, sendo substituído pelo titular do “Jornal Hoje”. A mudança total aconteceria em 2026.
Ainda sobre as mudanças no JN, caso o principal âncora da Globo deixe mesmo o comando do jornalístico, a ideia é que Renata Vasconcellos também seja substituída, fazendo assim uma reformulação por completa na bancada do jornal. Mas a apresentadora não será jogada para escanteio. Isso porque, o nome da comunicadora já foi confirmado em um novo projeto.
De acordo com Lo-Bianco, Renata Vasconcellos é mais uma jornalista que terá seu nome “estudado” como possível apresentadora do “Fantástico”, que também passará por uma reformulação. Cabe ressaltar que a jornalista já comandou o “Show da Vida” ao lado de Tadeu Schmidt em um passado não muito distante, configurando assim um retorno ao seu antigo posto. A jornalista, ainda de acordo com informações do colunista de Sonia Abrão, seria colocada no lugar de uma das atuais titulares, Poliana Abritta ou Maju Coutinho.