Durante a tarde desta terça-feira (25), o colunista Alessandro Lo-Bianco fez uma revelação para lá de polêmica no programa “A Tarde É Sua”. O jornalista contou que uma grande movimentação está prestes a acontecer dentro da Globo. Isso porque, os diretores da TV da emissora fizeram uma reunião para definir alguns rumos da empresa e dentro deles está a revisão salarial dos apresentadores da casa.
A reunião teria acontecido nesta mesma terça, tendo seu início às 8h da manhã e terminando quase às 14h. A alta cúpula da Globo pediu um encontro com direções de diferentes núcleos da emissora. “Quero na minha mesa, antes do almoço, todos os contratos de todos os âncoras de telejornal e de todos os apresentadores de entretenimento que estão com seus programas no ar“, disse o organizador da reunião.
Foram reunidos cerca de 80 contratos, de imediato, e outros ainda ficaram de ser levantados pelo setor responsável. O motivo da ação teria sido a situação financeira da empresa. “Temos uma realidade financeira, agora, na Globo, que não está fechando“, teriam dito. O colunista também informou que esses funcionários serão chamados de forma individual para discussão de valores e cláusulas.
Segundo Lo-Bianco, todos os contratos dos comandantes dos programas da emissora, de jornalismo a entretenimento, serão revisados também individualmente, para que um novo valor seja fechado. A ideia da Globo é fazer uma considerável redução e necessitam que até o mês de dezembro deste ano, haja uma diminuição de 30%, em média, na remuneração desses funcionários.
Do jornalístico diário “Hora 1”, a revista eletrônica semanal “Fantástico”, todos os apresentadores terão seus salários revistos a partir do primeiro dia de agosto. O colunista ainda acrescentou que quem se opor à mudança, será desligado da emissora. Mas, a princípio, a ideia da Globo é evitar que haja demissões na empresa. Outro detalhe importante pontuado pelo jornalista é que o que será analisado serão os contratos fechados de maio para trás.
Tudo o que foi acordado pela empresa de junho para frente não será mais mexido. O que significa, por exemplo, que o jornalista Willian Bonner não entrará nessa movimentação, considerando que fez um acordo com a Globo em junho; assim como o apresentador Luciano Huck, que também já teve sua permanência discutida no mesmo mês. Há algumas semanas, o próprio Lo-Bianco revelou que o editor-chefe do “Jornal Nacional” renovou seu contrato até 2027 com um salário de 2,5 milhões de reais.