Nesta sexta-feira (08), a Globo anunciou que adotará algumas mudanças drásticas nos telejornais da emissora carioca em São Paulo. A intenção é proporcionar uma experiência mais imersiva aos telespectadores dos programas jornalísticos ‘Hora 1’, ‘Jornal da Globo’ e ‘Jornal Hoje’, com César Tralli. Uma dessas grandes mudanças, é o cenário novo e a implementação de mais tecnologia na programação, que irá trazer mais inovação a partir da próxima terça-feira (12).
Segundo informações do portal F5 da Folha de SP, a emissora Globo adotará novos recursos de inteligência artificial e de realidade aumentada para trazer uma nova experiência ao público que acompanha os telejornais. A implantação da IA será usada para ajudar na apresentação de dados e informações passadas pelos apresentadores. As primeiras mudanças poderão ser vistas a partir de terça, dia 12 de março, durante o programa Jornal da Globo, apresentado por Renata Lo Prete.
Repaginada no jornalismo da Globo
Outra mudança bastante significativa no jornalismo da Globo, é que a partir de terça, os jornais deixam de ter apenas uma tela, e passam a ter uma mega tela de LED em formato curvo. A tela ficará atrás dos apresentadores, ocupando todo o espaço. Além disso, com a ajuda da realidade aumentada e uso de IAs, os elementos virtuais poderão aparecer em algum lugar no cenário e a qualquer momento, criando um ambiente totalmente interativo.
Os âncoras César Tralli, Renata Lo Prete e Roberto Kovalick poderão utilizar os recursos da extensão da nova tela para interagir com os repórteres. Fora isso, ao mesmo tempo, gráficos e elementos virtuais serão apresentados a qualquer momento e exposto em qualquer lugar na tela para melhor compreensão da notícia. Combinado com jogos de luzes e projeções, o display deverá criar um ambiente totalmente diferenciado para cada telejornal da Globo. Após a exibição do novo recurso no Jornal da Globo, no dia seguinte será a vez do Jornal Hoje e Hora 1.