Polêmica!

Globo proíbe que programas falem sobre tragédia no Rio Grande do Sul

A emissora quer se diferenciar dos demais canais que estão cobrindo a catástrofe

Lara Santana
Repórter do EM OFF

Na tarde desta quarta-feira (15), o jornalista Alessandro Lo-Bianco divulgou com exclusividade que a Rede Globo tomou uma decisão um tanto polêmica. De acordo com o colunista do “A Tarde É Sua”, da RedeTv!, o canal dos Marinho não quer mais que os programas de entretenimento da casa falem sobre a tragédia ambiental que assolou o estado do Rio Grande do Sul. Segundo o profissional, a emissora não quer pesar o clima das atrações.

Conforme foi divulgado por Lo-Bianco, o pedido teria partido da direção da Tv Globo e ela teria pedido aos programas de entretenimento do canal para investirem em criatividade. De acordo com o jornalista, o novo protocolo enviado ao setor dessas atrações teria frisado que o jornalismo da emissora tem feito uma boa cobertura sobre a tragédia no Rio Grande do Sul. Uma das justificativas da empresa é que uma pauta produzida por um desses programas sobre a catástrofe pode acabar entrando em conflito com o trabalho dos jornalistas.

Segundo o colunista do “A Tarde É Sua”, o pedido da Rede Globo é que essas atrações usem o entretenimento para levar um “respiro”, um “alívio” aos telespectadores, tendo em vista que grande parte da mídia tem feito uma cobertura sobre a situação no Rio Grande do Sul. De acordo com o jornalista, a emissora acredita que a grade de programação tem ficado muito pesada com todos os programas falando sobre o mesmo assunto.

Globo e a carta branca para uma apresentadora

De acordo com Alessandro Lo-Bianco, apesar do pedido do canal para que os programas de entretenimento não falem sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, somente uma pessoa tem autorização para seguir com essa cobertura: Ana Maria Braga. De acordo com ele, a Globo autorizou que a comandante do “Mais Você” fale sobre o assunto, desde que ela foque na causa animal, como os animais que estão sendo resgatados, por exemplo.