Diante de um ano repleto de mudanças promovidas pela Rede Globo, além de uma verdadeira dança das cadeiras em seu time de apresentadores, tanto no entretenimento quanto no jornalismo, a emissora dos Marinho foi surpreendida com um resultado muito preocupante. Isso porque não foi um ou outro programa que perdeu audiência, mas sim a toda a programação durante o dia inteiro.
Acostumada com índices que giram em torno dos 14 pontos na média do dia, a Globo viu seus números reduzirem drasticamente. Segundo dados divulgados pelo portal Notícias da TV, nesta quarta-feira (10), a emissora carioca marcou 12.4 pontos e 28% de participação. O resultado obtido foi tão ruim, que acabou se tornando a pior média-dia de 2021.
O recorde negativo na média se deu pela queda da audiência de atrações que costumam render bons resultados. O “Jornal Nacional” fechou com 21.1 pontos de média na Grande São Paulo e, assim como a média-dia, registrou o menor índice de audiência do ano em uma quarta-feira. O resultado ficou bem atrás dos mais de 25 pontos de média conquistados no dia anterior pelo telejornal mais assistido da televisão.
A quarta-feira da Globo foi um daqueles dias para ser esquecido pela alta cúpula. Ainda de acordo com o site, além do noticiário apresentado por Willian Bonner e Renata Vasconcellos, as novelas também não foram bem no quesito audiência e se tornaram fundamentais para a queda da média diária da emissora dos Marinho. “O Clone” fechou com 12.9 pontos de média na Capital Paulista e amargou a pior quarta-feira desde a estreia no “Vale a Pena Ver de Novo”.
Assim como a reprise do folhetim de Glória Perez, a novela “Pega pega” ficou abaixo da média e também fechou o capítulo exibido nesta quarta-feira (10), com a pior audiência no dia da semana em questão. A situação não estava nada boa para a emissora dos Marinho, que viu “Malhação” e “Nos Tempos do imperador” irem pelo mesmo caminho.
Outra novela que não ficou de fora do dia atípico para a Rede Globo foi “Um Lugar ao Sol”. A trama protagonizada por Cauã Reymond estreou nesta segunda-feira (08) com 25.2 pontos de média na Grande São Paulo, marcou 23.8 pontos no dia seguinte e, para complicar ainda mais a situação, perdeu mais alguns décimos importantes e registrou 23.0 pontos nesta quarta-feira (10), o menor desde a estreia.
Com a queda dos índices de audiência da Globo, a concorrência começa a se beneficiar. A Record TV registrou um grande crescimento na audiência com a novela bíblica “Gênesis” e com a série “Quando Chama o Coração”. A emissora de Silvio Santos também viu seus números aumentarem e conseguiu respirar um pouco mais aliviada no horário nobre com o “Roda a Roda Jequiti”.