NOVIDADE

Globo volta atrás e desiste de tirar o ‘Encontro’ do ar

Em comunicado, a emissora dos Marinho confirmou a informação e comentou possíveis alterações no horário da atração

Bruno Pinto
Repórter do EM OFF

Com a aproximação da Copa do Mundo, que será realizada entre os dias 20 de novembro e 18 dezembro, a Rede Globo entrou numa verdadeira corrida contra o tempo para definir todos os detalhes das transmissões das diversas partidas da competição futebolística mais importante do planeta. Para conseguir dar conta da grande quantidade de jogos que serão realizados ao longo de quase um mês de evento, a emissora dos Marinho decidiu abrir mão de parte de sua programação para exibir o maior número de partidas possível.

Como havia sido definido pelos executivos do canal carioca, o “Encontro” e o “Mais Você” deixariam a grade durante a realização da Copa do Mundo, assim como iria ocorrer o encurtamento de alguns telejornais. Entretanto, não demorou muito tempo para que a direção da Globo repensasse e voltasse atrás em sua decisão. Em comunicado, a emissora confirmou que os programas comandados por Patrícia Poeta e Ana Maria Braga permanecerão firmes na grade durante a competição mundial.

Sem dar detalhes sobre o real motivo pelo qual desistiu de tirar do ar as atrações matinais durante o evento esportivo, o canal se restringiu apenas na confirmação da informação, o que inclui possíveis alterações no tempo de duração: “O programa não fica fora do ar durante todo o período dos jogos. A previsão é de que não vá ao ar de 22 a 28 de novembro. Nas demais datas, segue ao vivo e, caso necessário, será ajustado de acordo com as transmissões da competição”.

Por mais que a emissora não tenha revelado, dois fatores importantes para o martelo ter sido batido foram descobertos. Segundo informações divulgadas pelo portal Notícias da TV, o primeiro motivo foi a audiência que ambos programas estão registrando desde a mudança ocorrida há cerca de três meses, principalmente o “Encontro”, que mesmo sendo muito criticado diariamente, tem conseguido índices mais altos do que na época em que era comandado por Fátima Bernardes.

Outro fator que acabou pesando muito na decisão dos executivos da Globo foi o patrocínio fixo acertado recentemente com uma das maiores fabricantes de medicamento do mundo, que passou a ser exibido desde a semana passada. Por conta disso, a direção do canal carioca resolveu apenas modificar a grade, com o “Encontro” dividindo horário com o “Mais Você”, ambos começando mais cedo, assim como os telejornais locais, que passarão a ser exibidos a partir das 11h.

DE FORA

Para cortar custos, a Rede Globo enviou apenas parte de seu time ao Catar. Com isso, diversos profissionais de peso acabaram ficando de fora da lista de enviados ao país sede da Copa do Mundo deste ano, dentre eles Cleber Machado, que quebrou o silêncio e falou sobre a escolha da emissora: “A Copa do Mundo é tão maior do que quem vai ou quem não vai. Todo mundo quer ir pra Copa, do estudante que começa a fazer jornalismo até o veterano. É uma questão de escala, questão de logística, é uma questão de de recurso… Em 2002, o Luís [Roberto] ficou . Foi uma escolha deles. Tem toda uma estrutura pra fazer, tem todo um clima pra fazer, tem todo um ambiente. Cada Copa do Mundo é de um jeito, entendeu? Cada uma tem o seu detalhe. Sem crise”, disse em entrevista ao portal NaTelinha.

LEIA TAMBÉM: