Na tarde desta sexta-feira (13), o programa Jovem Pan News virou alvo de piadas na internet após seus comentaristas caírem em uma fake news envolvendo o cantor sertanejo Gusttavo Lima. Os advogados Diego Tavares e Fernando Capez comentaram e demonstraram indignação ao vivo, acreditando ser verdadeira uma notícia humorística do jornal Sensacionalista, publicada no site de O Globo, sobre a construção de uma cela “no estilo greco-goiano” para o cantor.
A manchete em questão era: “Justiça vai construir cela no estilo greco-goiano para receber Gusttavo Lima”. O Sensacionalista, conhecido por seu conteúdo satírico, destaca em seu perfil no Instagram que suas publicações são isentas de verdade. No entanto, o programa compartilhou a notícia como se fosse real, gerando críticas e motivo de riso nas redes sociais.
Durante o programa “Linha de Frente”, os comentaristas discutiram a matéria como se fosse autêntica, num debate que durou mais de 10 minutos. A confusão só foi esclarecida depois que as redes sociais da Jovem Pan publicaram uma nota explicando que se tratava de uma “sátira”.
O jornal Sensacionalista também ironizou a situação: “Parece coisa de Sensacionalista que em 2024 ainda tenha gente levando a sério matérias Sensacionalistas”, escreveu o perfil do jornal no Instagram, junto a um vídeo do programa. Após cerca de uma hora no ar, o conteúdo foi retirado das redes sociais.
Os internautas não deixaram passar o erro e comentaram a gafe: “Eles se superam! E o pior é que tem gente que se informa unicamente por esse veículo ‘jornalístico'”, ironizou uma usuária. “Essa é a qualidade de apuração da Jovem Pan”, criticou outra. “Confio mais no Sensacionalista do que na Jovem Pan”, alertou uma terceira. “Isso é a Jovem Pan! Estão tão acostumados a publicar fake news que só olham uma manchete qualquer e publicam como verdadeira. Nível de jornalismo: zero”, desabafou outra seguidora.