Descubra!

Lista de programas cancelados pela TV Cultura é divulgada; saiba quais

Além da produção das atrações terem sido paralisadas, funcionários também foram demitidos

Lara Santana
Repórter do EM OFF

Na última quarta-feira (4), o site Notícias da TV divulgou com exclusividade que o canal TV Cultura está passando por uma grande crise financeira e, por isso, precisou cortar gastos cancelando a produção de alguns programas. Já nesta sexta-feira (6), o portal revelou o nome das 5 atrações que não serão mais gravadas enquanto a instabilidade durar. Segundo informações, alguns funcionários do canal também foram dispensados.

Em uma nota enviada à imprensa, a TV Cultura corrigiu a informação dada anteriormente, a qual dizia que 8 programas seriam cancelados por conta da crise. De acordo com o comunicado, apenas a produção de 5 atrações foram paralizadas pela emissora.

Estas são: “Legião Estrangeira”, que trata de assuntos internacionais e era era transmitido às quartas-feiras, no horário das 22h; “Giro Econômico”, que ia ao ar também às quartas-feiras, às 23h; “Estação Livre”, que falava sobre assuntos relacionados à comunidade negra e era exibido nas sextas-feiras, às 22h30; “Entrelinhas”, atração que abordava o tema livros e era exibida aos sábados, às 18h30; e “Brasil, Mostra a Tua Cara!”, também era transmitido às sextas-feiras, no horário das 23h e tinha como objetivo entrevistar pessoas famosas e anônimas que ajudam a construir um país melhor.

De acordo com o site Notícias da TV, funcionários que foram contratados como pessoas jurídias (PJs) acabaram sendo afastadas ainda na última quarta-feira. No entanto, o número das pessoas que perderam seus empregos ainda não foi divulgado oficialmente. A TV Cultura também negou que a paralização das produções esteja acontecendo por falta de repasses do Governo do Estado de São Paulo, porém uma fonte do portal ligada ao sindicato de radialistas e jornalistas diz o contrário. Segundo ela, o governo teria contingenciado as verbas.

Leia a nota divulgada pela TV Cultura

“A TV Cultura esclarece que a suspensão da gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente –como Legião Estrangeira, Giro Econômico, Brasil, Mostra a Tua Cara!, Estação Livre e Entrelinhas–, nada tem a ver com repasse de verbas realizados pelo Governo do Estado de São Paulo. A diminuição de receitas da emissora está diretamente ligada à publicidade e prestação de serviços para terceiros e outros. A TV Cultura tem mantido relação amistosa com o governo, com o qual tem permanente diálogo. A maioria desses programas permanecerá no ar por meio de reprises, e as gravações serão retomadas em momento oportuno”, dizia o comunicado enviado à imprensa.