Luto

Morre Luiz Antônio Piá, diretor dos sucessos ‘Carrossel’ e ‘Chiquititas’

Causa da morte não foi revelada; velório será realizado nesta quarta-feira (13) em Santa do Parnaíba (SP)

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

O diretor Luiz Antônio Piá, responsável por novelas de grande sucesso nas principais emissoras de televisão do Brasil, morreu nesta terça-feira (12), aos 81 anos. De acordo com o perfil do MBRTV (Museu Brasileiro de Rádio e Televisão), o velório do artista será realizado nesta quarta-feira (13) em Santa do Parnaíba (SP), sua cidade natal, ao lado do cemitério municipal, às 10h.

A causa da morte não foi divulgada, no entanto, de acordo com informações de familiares, o diretor havia fraturado recentemente o fêmur e, nos últimos meses, vinha se queixando de fortes dores na perna. Luiz Antônio Tupinambá Teixeira Braga, ou apenas Piá, nasceu em 9 de dezembro de 1941 e teve uma vida inteira dedicada à arte e televisão.

Luiz Antônio Piá acumula mais de 40 atrações no currículo, passando por todas as principais emissoras do país. Começou sua carreira artística na televisão na TV Globo. Entre 1979 e 1984, dirigiu novelas, seriados e minisséries na emissora da família Marinho, como Plantão de Polícia, Lampião e Maria Bonita, Bandidos da Falange, Eu Prometo e Partido Alto.

Record, Band e SBT

Depois, Luiz Antônio Piá também emplacou diversos trabalhos na Record TV e na extinta Manchete. Na emissora de Edir Macedo, comandou a novela Estrela de Fogo (1998) e as minisséries Do Fundo do Coração (1998) e O Desafio de Elias (1997). Já na Manchete, comandou A Turma do Arrepio (1997) e a novela Mania de Querer (1986).

Na sua primeira passagem pelo SBT, dirigiu entre 2004 e 2007 as novelas Maria Esperança, Os Ricos Também Choram e Esmeralda. Depois, foi contratado pela Band, onde comandou os folhetins Água na Boca (em 2008) e Dance Dance Dance (em 2007).

Em 2009, Piá retornou ao SBT. De volta à emissora de Silvio Santos, foi responsável por trabalhos como Corações Feridos, Amor e Revolução, Uma Rosa com Amor e Vende-se Um Véu de Noiva. Foi entre 2012 e 2015, no entanto, que ele emplacou imensos sucessos no canal, como Carrossel, Chiquititas e Cúmplices de um Resgate.

Leia mais:

Sair da versão mobile