O SBT tem se empenhado bastante em renovar a grade de horários e, consequentemente, levar novidades aos telespectadores. Entretanto, apesar dos esforços de todos os funcionários do canal, as medidas adotadas nos últimos meses não agradou em nada o público fiel da emissora. A mudança de programação desagradou tantas pessoas, que elas decidiram protestar no site “Reclame Aqui”, que como o próprio nome sugere, é onde o canal de Silvio Santos vem colecionando opiniões negativas.
Dentre as reclamações feitas pelo público do SBT, estão principalmente críticas sobre a alteração do horário de exibição das novelas da tarde da emissora. “É uma falta de respeito essa mudança na programação das novelas do SBT. Venho acompanhando a novela ‘Minha fortuna é te amar’ e agora vai passar às 15:30 e não poderei mais ver. Se queriam mudar a programação, esperasse o término da novela”, escreveu uma pessoa. “Como podem mudar o horário das novelas sabendo que a maioria trabalha e chega só às 17h? Que falta de respeito com o público. Por que mexer no que está bom?”, indagou um outro espectador.
Apesar das críticas sobre a mudança de horário, como uma forma de resolver o problema, o canal de Silvio Santos vem sugerindo que o público assista a programação perdida através de uma plataforma digital. “Compreendemos que a mudança na grade de programação do SBT possa gerar certa insatisfação. No entanto, essa decisão foi tomada após uma análise criteriosa, levando em consideração diversos fatores, como audiência. […] As novelas, por exemplo, são um pilar fundamental da programação do SBT e dependem de boa performance para se manterem no ar. Para minimizar o impacto da mudança, gostaríamos de informá-la que os capítulos das novelas da tarde ficam disponíveis durante 30 dias no SBT Vídeos, após sua exibição na TV”, dizia a resposta da emissora aos telespectadores.
Apesar da tentativa do canal de ajudar o público que está descontente com a mudança, a resposta do SBT não agradou nadinha os internautas. Muitos deles, inclusive, fizeram questão de lembrar dos telespectadores de mais idade. “Ah tá. E a maioria das donas de casa que não sabem como manejar esse tipo de aplicativo ou acessar o site?! O SBT precisa entender que não é todo mundo que consegue ou que goste de assistir novelas pelo telefone/computador”, observou uma pessoa. “Dona Rita e Dona Francisca vão sim baixar um aplicativo nos seus celulares de botões para assistirem suas novelas da tarde”, ironizou outro usuário.