Juan Oliveira Paiva, conhecido por Juan Paiva, está fazendo sucesso na tela da Globo como Ravi. O personagem de Um Lugar ao Sol, novela das nove, conquistou o público do sofá e se tornou queridinho pela simplicidade, persistência na vida e a amizade com o protagonista Cauã Reymond. Na televisão já atuou em Totalmente Demais, Malhação: Viva a Diferença e As Five. O EM OFF conversou com ator que brilhou nos cinemas, vivendo um estudante de medicina em M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
EM OFF: Como é fazer uma novela das 9 com tanto destaque?
Juan Paiva: ”É interessante e diferente. É a primeira novela que faço no horário nobre e estou curtindo muito o momento. Isso é um sonho sendo realizado! Muito importante para minha carreira e para a minha caminhada. Claro que eu venho construindo e estou muito feliz com esse momento”.
EM OFF: Como você enxerga a aceitação do público. É muito abordado por onde passa?
Juan Paiva: “Adoro que as pessoas venham falar comigo, comentar sobre o meu trabalho e a novela! Comentar sobre o que estão achando e eu sou abordado com bastante frequência. É muito legal porque é o reconhecimento do meu trabalho. Fico muito feliz com esse retorno positivo que as pessoas estão me dando e o meu trabalho graças a Deus. Fico muito feliz!”.
EM OFF: Assim como Ravi em ‘Um Lugar ao Sol’, o Juan já sofreu alguma injustiça na vida?
Juan Paiva: “Que eu me lembre não, nunca sofri injustiça. Graças a Deus!”.
EM OFF: Sobre o preconceito racial abordado na nova novela, atuando em ‘Malhação’ você também viveu a mesma cena. Ainda passa por situações deste tipo na vida fora das telinhas?
Juan Paiva: “Passo porque sou negro, favelado e as pessoas não me conhecem. Não sabem o que eu faço. Infelizmente ainda existe muita gente com o pensamento atrasado”.
EM OFF: Você possui irmãos? Como é a sua relação familiar?
Juan Paiva: “Eu tenho dois irmãos mais novos, sou o mais velho e é uma relação maravilhosa. Uma relação de cumplicidade, de amizade e de se ajudar. É uma relação ótima!”.
EM OFF: Sua aproximação com Cauã Reymond, também existe fora da televisão?
Juan Paiva: “Sim. O Cauã é um cara que admiro pra caramba e pude ter, criar uma amizade de certa forma. A gente se fala sempre que pode. Nossa vida é muito corrida! Ás vezes eu ligo pra ele ou mando mensagem, ele me liga e manda mensagem. A gente troca ideia sobre vida e trabalho. É muito legal!”.
EM OFF: Joy é o grande amor de Ravi e vai falecer na trama, um momento bem marcante. Qual mensagem você deixaria para alguém que perdeu sua alma gêmea?
Juan Paiva: “Eu imagino que seja muito duro, dolorido pra quem ama de verdade perder uma pessoa. Deve ser muito difícil! Eu desejo força e dizer que é difícil virar a página, são memórias e lembranças mas procurar viver a vida e tentar colocar a cabeça no lugar. Viver a vida normalmente, vida que segue e óbvio não tem como esquecer os momentos, coisas boas que viveram”.
“Os momentos eternizam mas a vida tem que continuar. Desejo força, sabedoria, pé no chão e viver o presente, aqui e agora. Falando assim parece fácil, mas eu imagino que seja muito duro. Cada um possui um processo de maturidade, amadurecimento para lidar com perdas”.
EM OFF: Quais principais semelhanças entre Ravi e Juan?
Juan Paiva: “O Ravi é pai e eu também, possui uma sensibilidade e também sou sensível. Me identifico com ele nesses momentos. É um cara que se dedica a família, quer construir uma família e essas são as semelhanças”.