Rádio EM OFF
eita!

Rodrigo Bocardi acusa Globo de injustiça e prepara processo

Rodrigo Bocardi reage à demissão por justa causa e prepara processo contra a Globo após acusações de corrupção

Doralice Soriano
Repórter do EM OFF

Rodrigo Bocardi, ex-apresentador do Bom Dia São Paulo, foi demitido pela Globo na última quinta-feira (30) após ser acusado de “descumprir normas éticas” em seu trabalho. A emissora, que contratou o jornalista por 25 anos, tomou a decisão drástica após o Comitê de Auditoria e Compliance da Globo e a Comissão de Ética e Conduta da empresa investigarem uma denúncia “muito grave” contra Bocardi. O ex-apresentador agora se prepara para processar a Globo.

A denúncia envolveu acusações de que Bocardi teria cobrado de empresas de ônibus, coleta de lixo e obras públicas para evitar críticas durante sua participação no Bom Dia São Paulo. A denúncia também envolveu um segundo jornalista, um assessor de imprensa que teria operado um esquema milionário, cobrando grandes quantias para proteger empresas de críticas na atração. Bocardi, por sua vez, nega as acusações e afirma estar com a “consciência tranquila”.

Segundo o Notícias da TV, o assessor de imprensa envolvido no caso seria dono de uma agência de relações públicas que atende empresas e partidos políticos, sendo apontado como responsável por manipular a cobertura de notícias, garantindo que empresas não fossem criticadas. Bocardi e o jornalista negam qualquer envolvimento além da relação profissional de apresentador e assessor de imprensa.

Em casos como esse, a demissão por justa causa é rara na Globo, que normalmente adota uma postura mais branda com seus funcionários. A demissão de Bocardi, contudo, implica em severas consequências financeiras, como a perda do direito à multa de 40% sobre o saldo do FGTS e aviso prévio, o que intensifica a situação do jornalista.