Criado ainda na década de 70 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes (1934-2007), o Troféu Imprensa começou a ser produzido e apresentado por Silvio Santos quando o apresentador ainda trabalhava para a rede Globo. Após obter a concessão para abrir o SBT, em 1982, Silvio Santos levou a cerimônia para a sua nova emissora e o Troféu Imprensa se tornou um dos principais eventos anuais da emissora e o principal prêmio da TV brasileira.
Com sua última edição feita em 2022, apresentada pelo próprio Silvio Santos, o Troféu Imprensa acabou deixando a grade do SBT após reformulações na programação e chegou a ser cogitado seu retorno em 2024, mas o projeto voltou a ser engavetado. No entanto, com a morte de Silvio Santos e com todo o saudosismo gerado pela despedida do fundador da emissora, o SBT voltou a analisar o retorno do Troféu Imprensa, além de outros programas icônicos apresentados pelo “homem do baú”.
E a direção do SBT já bateu o martelo e decidiu pelo retorno do Troféu Imprensa depois de dois anos fora da grade da emissora, o programa deixou de ser exibido em 2020 e 2021 por conta da Pandemia de Covid-19 e a sua última edição ocorreu em 2022, apresentado pelo próprio Silvio Santos. A nova edição já tem até data para acontecer, será em abril de 2025.
De acordo com o site Notícia da TV, a nova edição do Troféu Imprensa deverá ser apresentado pela filha de Silvio Santos que atualmente apresenta do programa de domingo no SBT, Patrícia Abravanel. Segundo o colunista Flávio Ricco, do R7, a direção já dá como certa a volta da premiação, restando ainda analisar questões de adaptação ou mudanças no formato da premiação.