O SBT iniciou nesta quinta-feira, dia 14, um novo movimento de demissões em larga escala, impactando diversos setores e programas da emissora fundada por Silvio Santos. Essa reestruturação é parte de um esforço das herdeiras de Silvio Santos para reduzir custos e adaptar a emissora a um cenário de concorrência acirrada e transformações financeiras no setor televisivo, situação que já vinha sendo observada desde setembro com cortes estratégicos e mudanças na programação.
Essa nova onda de demissões é mais severa do que as demais que já haviam sido realizadas pela emissora neste ano de 2024. De acordo com fontes do portal Notícias da TV as estimativas são de que entre 100 e 400 funcionários sejam demitidos, ou o equivalente a 20% da folha de pagamentos da empresa. A emissora não divulgou um número oficial, mas confirmou os desligamentos por meio de uma nota.
“O SBT informa que está passando por uma revisão de seu modelo operacional com foco no desenvolvimento sustentável da emissora. O objetivo é ter processos mais ágeis e competitivos, enaltecendo o ecossistema de toda a empresa e os conectando às diretrizes e oportunidades de negócios lideradas pelo Grupo Silvio Santos”, começou a nota.
“Neste sentido e diante de um cenário desafiador para todas empresas de mídia globalmente, diferentes medidas estão sendo tomadas. O SBT expressa sua profunda gratidão aos colaboradores que ajudaram a construir a história da emissora”, completou a nota da emissora.
Além das demissões a assessoria do SBT ainda confirmou que o noticiário SBT News deixará de ser veiculado e a sua última exibição já aconteceu na madrugada desta quarta-feira. Nos últimos meses a emissora passou por uma série de mudanças em programas, além de demissões de funcionários e diretores, esse processo se tornou mais intenso após a morte de Silvio Santos, ocorrida em 17 de agosto.