AO VIVO

SBT rebate a Globo após ser acusada de disseminar fake news

Por meio de uma nota lida ao vivo pela jornalista Márcia Dantas, a emissora paulista rebateu as acusações

Bruno Pinto
Repórter do EM OFF

O SBT causou ao divulgar que caminhões com donativos foram multados por conta de documentação e recolhimento de imposto no Rio Grande do Sul. Diante da repercussão que o caso acabou ganhando, a jornalista Natuza Nery, da Globonews, surpreendeu e desmentiu a notícia. Ciente do ocorrido, o canal de Silvio Santos não ficou calado e rebateu as acusações.

Por meio de uma nota divulgada durante o programa “Chega Mais” desta quarta-feira (08), a emissora paulista esclareceu o ocorrido. “O SBT não divulga fake news. Nós somos uma emissora com compromisso com a verdade e estamos aqui para ajudar a população do Rio Grande do Sul. Estamos aqui para informar e ajudar nessas doações. Então, em nenhum momento, a gente divulgou fake news”, disse a jornalista Márcia Dantas.

A comunicadora ressaltou que, assim como ela, seus colegas de emissora ficaram chocados com tudo o que estava sendo comentado. “Mas ontem, nós fomos pegos de surpresa por uma situação informando que a nossa emissora estaria indo de encontro com outras emissoras e fazendo discurso de ódio. Mas, na verdade, não é esse o nosso objetivo”, continuou.

EXPLICADO

Em seguida, Márcia Dantas voltou a confirmar a veracidade da informação e expôs um comunicado divulgado pela a ANTT. “Então, a situação dos caminhoneiros, algo que nós flagramos vindo para Santa Catarina, realmente aconteceu. Além disso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres emitiu uma nota dizendo que a multa vai ser anulada e reconhecem que a multa foi feita”, disse ela.

Para concluir, a jornalista afirmou que, caso realmente tivesse ocorrido alguma falha, o SBT não teria problema algum em reconhecê-la e corrigi-la. “Se o nosso jornalismo cometer qualquer erro, nós seremos transparentes, iremos colocar essa informação aqui e concertá-la, pois é o nosso compromisso. Mas, nesse caso, nós não divulgamos fake news, não fomos politizados e é importante deixar isso muito claro, até porque estão acontecendo ataques em nossas redes sociais”, concluiu a contratada do canal do Homem do Baú.