O seriado ‘Wandinha’, fenômeno da Netflix, pode estar com seus dias contados na plataforma de streaming. Segundo o site Deadline, a atração pode ganhar uma segunda temporada pelo Amazon Prime Video, concorrente da gigante mundial. Trata-se de um imbróglio burocrático causado pela produtora da atração, a MGM Studios.
No entretanto, a MGM Studios foi incorporada à Amazon Studios em 2022, após um acordo de impressionantes US$8,5 bilhões. Foi por isso, por exemplo, que toda a franquia 007 surgiu no catálogo do Prime Video. Com isso, é provável que os direitos de Wandinha estejam incluídos nessa transação, já que a MGM detêm os direitos da série, ainda que a Netflix tenha se responsabilizado pela distribuição e divulgação.
Mas ainda pode haver uma saída para que ‘Wandinha’ permaneça no catálogo da Netflix. Existe a possibilidade de ambas as empresas fecharem um acordo para que a segunda temporada da história seja lançada na gigante do streaming. A possibilidade, inclusive, pode ser proveitosa para ambos os lados. Anteriormente, a MGM afirmou que não pretende manter todo seu conteúdo exclusivo ao Prime Video.
A abordagem parece questionável, mas, na verdade, é uma tendência recente no mundo do streaming. Após a junção entre a Warner Bros. e a Discovery, a nova administração passou a explorar a venda de conteúdo para serviços além da HBO Max. Um caso de sucesso recente é Mulher Maravilha 1984, que dominou o Top 10 do Prime Video após ser incluído no catálogo.
Outras empresas de notoriedade do streaming devem seguir a tendência, já que vender produtos para concorrentes ajuda a angariar uma verba extra ao invés de depositar todas as esperanças de lucro em arranjar assinantes para sua plataforma própria. Outro detalhe importante é o fato de que Wandinha ainda não está renovada.
A Netflix ainda não confirmou a encomenda de novos episódios, mas o The Independent garante que a produção já está se movimentando, buscando locações e escrevendo uma possível continuação. Assim, quando houver uma autorização – seja da Netflix ou do Prime Video -, tempo nenhum foi perdido. Há também a questão do orçamento. “Wandinha” tem produção de Tim Burton, que também dirigiu quatro episódios. Isso tem um alto custo. Tim Burton não é um profissional barato.
Fora isso, a protagonista Jenna Ortega se tornou uma grande estrela mundial, o que implica em renegociação de cachê. Em resumo, há várias questões envolvidas na renovação da série. Com o sucesso comprovado, todos os profissionais envolvidos podem renegociar contratos para a 2ª temporada, que tende a ficar mais cara. A conta precisa fechar para a Netflix.