EITA!

Sindicato dos Artistas faz denúncia e expõe ‘conchavo’ dentro da Globo 

O sindicato dos artistas expôs 'panelinha' dentro da emissora e cobrou posicionamento

Doralice Soriano
Repórter do EM OFF

Foi divulgada nesta terça-feira (20), uma situação que está irritando alguns artistas e estaria acontecendo nos bastidores da TV Globo. O Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro (Sated-Rj) apresentou uma denúncia ao Compliance da Globo alegando existir uma “panelinha” que estaria ligada diretamente na contratação de atores para as novelas da emissora. O próprio presidente da entidade, Hugo Gross, montou um dossiê e entregou na emissora neste mês de agosto. 

As informações foram divulgadas pela colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles, que foi quem teve acesso ao documento. Nele, consta que o sindicato vem recebendo várias denúncias de profissionais alegando que são rejeitados nas escolhas de elencos em diversas produções da emissora carioca e ainda foi revelado que os profissionais estavam sendo substituídos pelos integrantes do cash artístico agenciados pela empresa Santo Expedito, que tinha como socio Francisco Accioly, que também era proprietário do elenco da Globo. 

Anna Luiza Paes de Almeida, a atual proprietária da agência em que Accioly era sócio, informou no início deste mês ao UOL: “Ele era sócio da Santo Expedito e também trabalhava como preparador de elenco da Globo. Há pouco tempo ele foi contratado ela emissora para um outro, cargo fixo, e não agência mais nenhum ator”, revelou. Mesmo com as mudanças, de acordo com o dossiê do sindicato, a “panelinha” entre a Santa Expedito e o elenco da produção da Globo continua. 

Ainda segundo a denúncia apresentada, as contratações do cash da empresa conseguem se destacar ainda mais quando se tem a parceria entre Francisco Accioly e o diretor José Luiz Villamarim. Com a denuncia feita, o Sindicato dos Artistas Do Rio cobrou um posicionamento da Globo a respeito da situação, sob pena de se tomarem medidas cabíveis. 

“Esperamos que a Rede Globo se pronuncie e toma medidas sérias, caso contrário, entraremos no Ministério Público do Trabalho, na Organização Internacional do Trabalho e no Conselho de Administração”, afirmou Hugo Gross a mesma colunista. Logo após viralizar nas redes sociais a situação, o presidente do sindicato também usou sua rede social na tarde desta terça-feira (20), e postou como publicação em seu perfil do Instagram, a matéria da colunista com a seguinte legenda: “Estamos sempre para defender a categoria sem perseguições de ninguém, em ação!”, escreveu o artista marcando o perfil do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro. 

Sair da versão mobile