Na última quarta-feira (4), o site Notícias da TV divulgou com exclusividade que a TV Cultura está passando por uma grave crise financeira e que os funcionários estão surpresos com o avanço da situação. De acordo com o portal, na última noite, por exemplo, eles foram avisados que alguns programas do canal precisariam ser cancelados provisoriamente por conta da falta de recursos. Segundo informações, a atual grade de programação será composta por algumas reprises.
Conforme o que foi revelado por um fonte do Notícias da TV ligada ao canal, a notícia teria pesado o clima nos bastidores da TV Cultura, fazendo até mesmo com que alguns funcionários chegassem a se emocionar com a situação. De acordo com o site, até o momento oito programas sofrerão com o cancelamento temporário e por enquanto nenhum contratado da emissora está em processo de desligamento.
A nota da TV Cultura
A instituição responsável por administrar a emissora é a Fundação Padre Anchieta, que recebe repasses do Governo de São Paulo. Procurada pelo site Notícias da TV, a emissora confirmou a paralização das produções. “Devido à diminuição de receitas da TV Cultura, a emissora irá suspender a gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente. A maioria dessas produções continuará no ar por meio de reprises”, dizia a nota da assessoria.
Apesar da confirmação vinda da própria TV Cultura, o discurso do Governo de São Paulo é diferente. Ele negou ter havido qualquer corte de gastos e ainda afirmou que, na verdade, que houve um investimento 10% maior do que o feito no último ano. “A Fundação Padre Anchieta é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos com autonomia jurídica, administrativa e financeira. Na composição de receitas, estão recursos provenientes de aporte do Governo, de leis de incentivo e venda de serviços. No que compete ao aporte do Governo de SP, vale destacar que a instituição possui um orçamento previsto para este ano de R$ 104 milhões, valor 10% maior do que a dotação de 2023”, disse.