As emissoras de TV aberta estão com as atenções voltadas para a programação matinal. Após a Globo, SBT, Record, Band e RedeTV! investirem em atrações jornalísticas e de entretenimento, a TV Cultura anunciou que não vai ficar de fora. O canal da Fundação Padre Anchieta está preparando um telejornal para exibir nas primeiras horas do dia.
Nas próximas semanas, a emissora vai estrear o “Esta Manhã”, telejornal dinâmico que será transmitido em sistema de multiplataforma. De acordo com o apurado pelo EM OFF, a ideia é trazer para faixa um telejornal leve e de fácil entendimento. Diferente do que é apostado por algumas concorrentes, a emissora quer ir pelo lado oposto e eliminar quase que 100% as pautas policiais.
A estreia do “Esta Manhã” vai ocorrer em junho, o que tem movimentado o departamento de jornalismo da TV Cultura para adequar o novo produto. O noticiário vai contar com tecnologia de ponta e abordará de assuntos culturais das principais metrópoles do país, a questões internacionais. A informação ao vivo vai ser um dos pontos do jornalístico, que ainda não tem uma data definida para ir ao ar.
A emissora tem avaliado nomes importantes para o telejornal. Nos próximos dias, pilotos serão gravados a ponto de alinhar todos os detalhes, como a escolha de quem vai comandar. Apesar de ser um telejornal com foco geral, São Paulo deve se destacar. O objetivo vai ser chamar a atenção do público na concorrida faixa entre 07h00 e 09h00, em que os principais concorrentes apostam em produtos jornalísticos.
A TV Cultura ainda não definiu um horário para o “Esta Manhã”. No entanto, em chamada divulgada ao longo da programação, o primeiro horário destacado na reportagem é mostrado em um despertador. Oficialmente a emissora confirma seu novo jornal, mas ainda não entrega maiores detalhes. Nos bastidores, comenta-se que o produto é de qualidade superior até mesmo à Globo.
Com um novo noticiário, o canal vai ampliar ainda mais jornalismo em sua grade conhecida por ter programas infantis, educativos e jornalísticos. O “Jornal da Tarde” continuará sendo exibido a partir das 12h00, assim como o “Jornal da Cultura”, às 21h00. Para colocar o telejornal no ar, alguns desenhos e séries de animação terão tempo reduzido ou sairão da grade de programação.
Recentemente, a Band anunciou que o “1º Jornal” vai passar por um processo de integração entre os canais do Grupo Bandeirantes. Além da TV aberta, o informativo que bate de frente com o “Hora Um” será exibido em todo o conglomerado, o que incluir a BandNews FM. João Paulo Vergueiro continuará na apresentação.