O Jornal Nacional completa 56 anos nesta segunda-feira (1º) e, junto à celebração, marcou também o anúncio de uma das maiores mudanças de sua história. William Bonner deixará a bancada do telejornal no dia 3 de novembro, após quase três décadas como apresentador e 26 anos acumulando também a função de editor-chefe. A partir dessa data, César Tralli assumirá o posto ao lado de Renata Vasconcellos.
Na nova configuração, Cristiana Sousa Cruz, atual editora-chefe adjunta e parceira de Bonner há seis anos, passará a comandar a redação do JN. Já Bonner, que manifestou o desejo de reduzir o ritmo para se dedicar mais à família e projetos pessoais, se juntará a Sandra Annenberg na apresentação do Globo Repórter a partir de 2026 — realização de um sonho antigo, segundo ele.
O jornalista fez questão de ressaltar o caráter planejado da transição, iniciada há cinco anos. “Precisamos superar a pandemia, arquitetar sucessões e preparar sucessores até a data do anúncio. São 29 anos de JN, 26 anos como chefe da equipe de editores. Ser recebido pelo Globo Repórter me deixa honrado e gratíssimo”, afirmou.
César Tralli, que atualmente apresenta o Jornal Hoje, celebrou a oportunidade e disse se sentir “honrado e desafiado” pela nova missão. Formado pela Cásper Líbero e com quase 33 anos de carreira na Globo, o jornalista já foi correspondente em Londres, atuou no SPTV e no Jornal das 18h da GloboNews, além de ter comandado o próprio Jornal Hoje. “Espero honrar a nova missão no JN com dedicação e serenidade”, declarou.
As mudanças afetam também outros telejornais. Roberto Kovalick assumirá o comando do Jornal Hoje, enquanto Tiago Scheuer passará a apresentar o Hora Um. Já Renata Vasconcellos exaltou a nova fase e se despediu do parceiro de bancada com emoção: “Foram mais de dez anos de parceria incansável com o Bonner. Ao Tralli, minhas boas-vindas, com a certeza de que construiremos uma trajetória dedicada e sensível”.
Para Ricardo Villela, diretor-geral de Jornalismo da Globo, a renovação é um marco de confiança com o público. “Mudanças dessa magnitude são planejadas com foco na conexão com os brasileiros. É reconfortante olhar para o time da Globo e encontrar profissionais com o talento e o compromisso necessários para essa nova etapa”, afirmou.
