DOENÇA GRAVE

Ana Clara Lima fala sobre novas lesões de doença autoimune; conheça sintomas

Apresentadora revelou que descobriu novas lesões recentemente e que podem ter sido ocasionadas devido ao estresse

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

A apresentadora do Estrela da Casa, reality musical da Globo, Ana Clara Lima, utilizou suas redes sociais para desabafar a respeito da doença autoimune que enfrenta, a psoríase, que tem como principal característica manchas vermelhas na pele. A ex-BBB revelou que descobriu novas lesões recentemente e que podem ter sido ocasionadas devido ao estresse.

“Descobri há uns três anos que eu tenho psioríase – para quem não sabe é uma doença autoimune de pele – e há dois anos, em agosto de 2022, eu fiz um tratamento super forte para psioríase direto no sistema imunológico”, começou. “Estava em uma fase da psioríase que estava muito descontrolada e isso era uma coisa que me desestabilizava muito, porque era uma coisa que mexia muito com a minha autoestima também”, desabafou.

Ana Clara utilizou ainda do momento para conscientizar quem a acompanha e explicou que a doença costuma se manifestar em extremidades, como joelho, cotovelo, couro cabeludo e até mesmo no tecido que reveste os órgãos. “É perigoso, porque afeta o sistema imunológico”, alertou ela.

Ainda segundo a jornalista, o tratamento utópico, indicado pelos médicos, que consiste no uso contínuo de cremes, pomadas e hidrantes, não surtiu efeito em seu caso e devido a isso precisou recorrer a um tratamento mais intenso, que incluiu injeções.

“No meu caso, a psioríase se manifesta em mim com pequenas lesões. Eu fiz esse tratamento porque tinha tantas lesões pelo corpo. O jeito de tratar com pomadas, na pele, não deu certo, porque tinha tantas lesões pelo corpo, que eu não conseguia passar [a pomada] lesão por lesão, e isso é uma coisa que me desestabilizava muito, porque parecia que eu estava com catapora no corpo”, explicou.

Ela continuou: “Eu tirava foto e me incomodava, as roupas que usava me incomodavam, as lesões… na época, eu estava apresentando o Rock in Rio, e hoje, olhando para trás, vejo que uma questão que foi muito grandiosa para mim, e que é, na maioria dos casos, foi o desequilíbrio emocional. Estava em uma fase muito difícil emocionalmente e psicologicamente falando. Estava em uma fase bem complicada e a psioríase veio com tudo”.

“Hoje, percebo que qualquer coisa que estresse em excesso o meu organismo, a psioríase volta. Depois que fiz esse tratamento que eu falei, minha doença se estabilizou completamente. [São] raras as vezes que acontecem lesões”, destacou ela, ao revelar que recentemente encontrou três lesões no corpo.

“Semana retrasada/passada, eu achei três lesões no meu corpo. Fazia muito tempo que eu não tinha. Passei meses com uma na minha mão, mas achei três lesões no corpo, sendo duas no meu rosto. São os excessos que a gente tem na vida, que a gente faz, e o médico falando que é estresse… nossa vida é se estressar. Nossa vida é estar alerta o tempo todo. E aí é o que a gente faz para contrapor esse estado de alerta, essa tensão que a gente tem o tempo todo”, refletiu.

E pontuou: “Tenho buscado cada vez mais coisas que trazem o equilíbrio para esse outro lado de tensão o tempo todo. A chave é você perceber os sinais. Passei anos da minha vida sem entender os sinais do meu próprio corpo – até eles começarem a ficar esfregados na minha cara”.

O que causa a psoríase?

A psoríase é uma condição crônica e recorrente, o que significa que os sintomas podem aparecer e desaparecer ao longo da vida, além também afetar as unhas e causar alterações como o espessamento e o descolamento delas. As causas exatas não são completamente conhecidas, mas alguns fatores contribuem para o seu desenvolvimento:

  • fatores genéticos: ter parentes de primeiro grau com psoríase aumenta o risco de desenvolver a doença
  • disfunção do sistema imunológico: mesmo que a causa da doença não seja totalmente clara, sabe-se que ela está relacionada à ativação excessiva das células T do sistema imunológico
  • fatores psicológicos: o estresse e a ansiedade podem desempenhar um papel no desencadeamento ou agravamento da psoríase em algumas pessoas, embora não sejam as causas principais

Principais sintomas

Os principais sintomas da psoríase incluem:

  • lesões vermelhas e descamativas: podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e região lombar
  • coceira: as lesões de psoríase podem ser acompanhadas por coceira intensa
  • possíveis alterações nas unhas: existem formas de psoríase que causam dor articular

Prevenção

Ainda não há uma forma garantida de prevenção da psoríase, no entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a reduzir os fatores de risco e minimizar a gravidade dos surtos da doença:

  • gerenciar o estresse: ele pode desencadear ou piorar os sintomas da psoríase em algumas pessoas. Aprender a lidar com o estresse por meio de técnicas de relaxamento, como ioga, meditação e exercícios de respiração, pode ser benéfico
  • evitar lesões na pele: traumas ou ferimentos na pele podem desencadear o desenvolvimento de lesões de psoríase, conhecidas como “efeito Köbner”. Por isso, é necessário tomar cuidado para evitar cortes, arranhões e feridas
  • tomar cuidado com a exposição ao sol: o excesso de sol pode piorar a doença, o que torna o uso de protetor solar e o limite à exposição solar direta indispensáveis.