DESPEDIDA

Famosos prestam tributo à cantora Nana Caymmi

Personalidades da música, da TV e da cultura lamentaram a perda da intérprete, considerada uma das maiores da história da MPB

Hanna Carvalho, Repórter do EM OFF

A música brasileira perdeu nesta quinta-feira (1º/5) uma de suas vozes mais marcantes: Nana Caymmi faleceu no Rio de Janeiro, aos 84 anos, apenas dois dias após celebrar seu aniversário, já em estado delicado de saúde. A artista estava internada há nove meses na Casa de Saúde São José, na zona sul carioca.

De acordo com seu irmão, o músico Danilo Caymmi, a cantora sofreu uma overdose de opioides, o que agravou um quadro de arritmia cardíaca. A causa oficial da morte ainda não foi divulgada. Nana deixa três filhos e duas netas.

Famosos se despedem

Nas redes sociais, personalidades da música, da TV e da cultura lamentaram a perda da intérprete, considerada uma das maiores da história da MPB.

O autor Walcyr Carrasco escreveu: “Hoje a música brasileira silencia por um instante em respeito à partida de Nana Caymmi. Que sua voz siga ecoando onde houver saudade. Meus sentimentos à família, amigos e admiradores.”

Glória Perez, amiga próxima da cantora, também se despediu: “Grande em sua arte e grande em sua humanidade também. Nana, amiga querida, irmã, vou morrer de saudade do seu canto, da sua irreverência.”

A atriz Maitê Proença lembrou com carinho do bom humor da artista: “Ah, Nana! O céu vai entrar em festa a hora que você chegar cantando. E depois imagino os reencontros, com tantos amigos que você vai botar pra rir com aquelas tiradas inigualáveis. Vai na luz, queridona.”

A cantora Alice Caymmi, sobrinha de Nana, expressou sua dor nos stories do Instagram: “Dor indescritível. Perda irreparável.”

O cantor Djavan também prestou sua homenagem: “O Brasil perde hoje uma de suas maiores cantoras, e eu, uma amiga. Descanse em paz, Nana querida. Vamos sentir muito sua falta. Sua voz continuará a tocar nossos corações.”

O desabafo do irmão

Visivelmente abalado, Danilo Caymmi falou em vídeo sobre o longo processo de internação da irmã: “É com pesar que comunico o falecimento da minha irmã, Nana Caymmi. Estamos muito chocados e tristes. Ela passou nove meses de sofrimento no hospital, na UTI, enfrentando um processo muito doloroso, com várias comorbidades.”

Ele finalizou dizendo: “Nós estamos todos muito tristes. Mas ela penou nove meses de sofrimento intenso dentro de uma UTI de hospital.”