Mais treta

Influencer com câncer terminal é chamada de ‘trambiqueira’ após divulgar golpe

De acordo com o INSS, prática comum entre influenciadores é apontada como golpe

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

As polêmicas envolvendo Isabel Veloso, a influencer com câncer terminal que afirmou em março ter apenas mais 6 meses de vida, continuam. Após anunciar que vai ser mãe pela primeira vez, a famosa da internet usou suas redes sociais na noite desta terça-feira (13), para divulgar um golpe famoso na internet envolvendo o benefício do salário-maternidade.

“Recentemente eu contei pra vocês que eu estou esperando o nosso presentinho de Deus aqui, então eu quero aproveitar esse momento tão especial pra conversar sobre um assunto que pode ser de muito valor pra diversas mamães, que é o auxílio maternidade”, diz Isabel Veloso num dos trechos do vídeo publicado nos stories do Instagram.

O salário-maternidade divulgado por influencers nas redes sociais é visto como um golpe pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No vídeo, Isabel Veloso fala do serviço de uma assessoria especializada para que a mulher consiga o benefício. No entanto, essas empresas cobram uma taxa da beneficiária para que ela tenha acesso ao valor.

Não caia nessa

A questão é que o salário-maternidade pode ser obtido sem intermediários. De acordo com o órgão, todos os serviços do INSS são gratuitos e podem ser acessados por meio do aplicativo ou site Meu INSS. O instituto pede, ainda, que os beneficiários não utilizem meios não oficiais para obter qualquer tipo de benefício.

A postagem de Isabel Veloso causou revolta nas redes sociais. “Isso aí é desonesto num nível, imagina mulheres pobres que vão acreditar e cair nisso que ódio”, disse um internauta no X, antigo Twitter. “Além de fingir câncer, agora compartilhando isso uma trambiqueira completa mesmo”, acusou outra. “Cara impossível uma pessoa influencer divulgar isso a essa altura sem saber que é golpe”, apontou outro.

“Essas assessorias cobram 30% do valor do benefício, sendo que está disponível gratuitamente pelo Gov e eu dei entrada no meu sozinha. Essa Isabel poderia usar sua rede nessa intenção de ajudar as mamães a fazer sozinhas sem ter que pagar o serviço”, comentou uma internauta.

Leia mais: