O clima pesou durante uma entrevista conduzida pela jornalista Natuza Nery, da GloboNews, com o apresentador José Luiz Datena, que se afastou da televisão e concorre ao cargo de prefeito de São Paulo. A contratada da Globo se irritou ao ser interrompida diversas vezes nesta terça-feira (6), pelo candidato do PSDB e chegou a fazer uma acusação grave ao ex-apresentador do “Brasil Urgente”.
O bate-boca aconteceu após uma pergunta feita sobre a Cracolândia, local no centro de São Paulo conhecido pelo consumo e tráfico de drogas. “Sei que é muito difícil sair do papel de apresentador e ir para o papel de entrevistado, [mas] o senhor precisa me deixar entrevistá-lo. Eu preciso conseguir fazer as perguntas. Só um minutinho, o senhor me deixa terminar”, reforçou a jornalista, ao ser interrompida.
“O senhor precisa ouvir as minhas perguntas, o senhor começa a falar antes de eu terminar”, observou Natuza. Datena reagiu. “Só um detalhe, eu preciso ter o direito de responder. Você disse que eu teria uma hora pra responder. Eu ouvi todas [as perguntas] e respondi todas”. Natuza não deixou barato. “Seis minutos e uma pergunta só, candidato.”
Manterrupting
O clima na entrevista foi ficando mais tenso. “Mas um assunto como a Cracolândia… Natuza, eu não quero te contradizer, mas você não pode falar de problemas complexos em segundos”, se explicou o apresentador e candidato a prefeito. “Candidato, não é esse o ponto. O senhor já ouviu falar numa expressão chamada ‘manterrupting’? É quando o homem não deixa a mulher falar”, acusou Natuza.
Datena, então, pediu desculpas e afirmou que age da mesma maneira em todas as entrevistas. “Me desculpe, não é esse meu objetivo. Com qualquer entrevistador independente de gênero, a minha ação sempre foi essa. Eu tenho muito respeito pelas mulheres”, observou, interrompendo a jornalista da Globo mais uma vez. “Mais uma vez o senhor não deixa eu falar”, apontou Natuza Nery.
Assista ao momento:
Leia mais: