Na noite desta segunda-feira (21/7), o perfil da cantora Preta Gil emitiu um comunicado para seus fãs, seguidores, amigos e familiares. No comunicado, a equipe da artista comunica seu falecimento neste último domingo (20/7) nos Estados Unidos: “Nossa amada Preta Gil deixará saudades. Pretinha partiu na tarde do último domingo, 20 de julho, após um longo e corajoso tratamento contra o câncer”.
Ainda no comunicado, a equipe dá informações sobre a repatriação do corpo de Preta Gil para o Brasil: “Neste momento ainda não há previsão para repatriação do corpo para o Brasil. O velório será realizado na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, familiares, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens […]”.
Preta Gil faleceu neste último domingo após ter uma piora em seu estado clínico. A cantora havia ido para os Estado Unidos coma esperança de se curar do câncer colorretal com novos tratamentos no país. No entanto, nesta última quarta-feira (16/7), a artista acabou passando mal durante uma quimioterapia. No entanto, após ser rapidamente examinada, equipe médica acabou descobrindo que a doença havia se espalhado.
VEJA O COMUNICADO COMPLETO ABAIXO:
ENTENDA A DOENÇA:
Preta Gil voltou a enfrentar uma dura batalha contra o câncer colorretal, diagnosticado inicialmente em janeiro de 2023. No entanto, a cantora descobriu a doença após exames apontarem um tumor do tipo adenocarcinoma. Mas, em agosto do mesmo ano, ela passou por cirurgia no Hospital Sírio-Libanês para remover o tumor.
Após o procedimento, Preta passou a usar uma bolsa de ileostomia, que mostrou com naturalidade e coragem nas redes sociais. No entanto, a artista chegou a comemorar a cura da doença, mas, meses depois, revelou que o câncer havia retornado. Mas, desta vez, com metástases em quatro regiões do corpo.
Entre os novos focos da doença estão dois tumores nos linfonodos, um nódulo no ureter e metástase no peritônio — membrana que reveste os órgãos do abdômen. Mas, diante do agravamento do quadro, Preta deu início a um tratamento experimental. A nova etapa incluiu sessões de quimioterapia seguidas por um protocolo nos EUA.
Por fim, desde maio de 2025, a cantora está entre Nova York e Washington para receber medicações ainda em fase de estudo. O plano da equipe médica é avaliar a resposta ao tratamento até agosto deste ano. Somente após novos exames será possível traçar os próximos passos nessa jornada de luta e esperança.