Saiba detalhes!

Revelado o possível motivo para queda de avião em Vinhedo

O especialista Roberto Peterka explicou o que pode ter acontecido para a queda da aeronave

João Pedro Biott
Repórter do EM OFF

A queda do avião em Vinhedo, interior de São Paulo, nesta sexta-feira (09), se tornou o principal assunto do dia e das redes sociais! E, de acordo com uma reportagem do Portal Metrópoles, uma falha no sistema anti-congelamento da aeronave pode ter sido o principal motivo para a tragédia que deixou 62 mortos, entre 58 passageiros e 4 tripulantes.

Segundo a reportagem, divulgada nesta sexta-feira (09), o problema teria provocado um grande acúmulo de gelo no avião, o que fez ele começar a girar em “parafuso chato”, condição de estol, até colidir com o solo em um jardim de Vinhedo, próximo a várias residências, no início da tarde. As imagens da queda repercutiram nas redes sociais.

A reportagem ainda contou que o piloto teria pedido permissão à torre de comando para reduzir a altitude, já que os níveis de gelo estava muito elevados no avião. O especialista Roberto Peterka afirmou que, se estivesse em uma altitude mais elevada, o gelo poderia ter derretido, fazendo com a aeronave retomasse as condições normais de voo.

“Ele veio numa perda de controle em voo. A hipótese provável é justamente a formação de gelo. O gelo acaba se formando nas asas e altera o perfil aerodinâmico e aí, a aeronave perde a sustentação e vem ao chão. Provavelmente, se ele tivesse mais altura, o gelo poderia descongelar e ele adquirir as condições de voo normal”, explicou ele sobre a queda do avião.

Reprodução/Instagram