Apreensão

PRF apreende 17 celulares sem nota fiscal avaliados em mais de R$ 50 mil

Polícia encaminhou a mercadoria para a delegacia da Polícia Federal em Parnaíba

Juarez Oliveira
Repórter do EM OFF

Na tarde da última segunda-feira, 08, a Polícia Rodoviária do Piauí, em uma abordagem de rotina, acabou descobrindo um motorista transportando 17 aparelhos celulares lacrados, mas sem as notas fiscais. O motorista, que guiava um veículo Chevrolet Spin, foi abordado por volta das 17h30, na BR-343, e informou aos policiais que se dirigia à cidade de Parnaíba.

O motorista, de 43 anos, levava ainda mais 4 passageiros no veículo. A abordagem de rotina, acabou descobrindo os celulares sem nota fiscal. O motorista informou aos policiais que costuma fazer a rota entre Teresina e Parnaíba e que nesse trajeto transporta encomendas e, eventualmente, passageiros.

Além dos aparelhos celulares, nove modelos Iphone e outros oito modelos Xiaomi, avaliados em mais de R$ 50 mil, os policiais encontraram ainda diversa capas para celulares, também sem notas fiscais. Devido à ausência de documentação os aparelhos foram apreendidos e encaminhados à delegacia da Polícia Federal, em Parnaíba. Nem o motorista e nem os passageiros souberam informar a origem das mercadorias.

A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência como descaminho, por conta da ausência de documentação que comprove o devido recolhimento de impostos pela compra e venda dos aparelhos celulares. De acordo com o Código Penal descaminho caracteriza a prática de burlar o pagamento de impostos pela compra ou venda de mercadorias.